Igrejinha da Pampulha

“Não é o ângulo certo que me atrai, nem as linhas retas, duras e inflexíveis, criadas pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, no curso dos rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. Das curvas se faz o universo. O universo curvo de Einstein.” Oscar Niemeyer

A Igreja de São Francisco de Assis, projeto de Oscar Niemeyer, requisitado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, foi inaugurada em 1943. É uma das marcas da arquitetura moderna brasileira. Causou controvérsia com a Igreja Católica, que não gosta de inovações no que diz respeito às construções, tanto que só foi reconhecida como igreja 11 anos depois de sua inauguração, apesar de suas curvas.

Os destaques são os azulejos pintados por Cândido Portinari, os jardins de Burle Marx, os mosaicos de Paulo Werneck e os painéis internos representando a via sacra, esculpidos por Alfredo Ceschiatti. A peguena igreja é parte integrante do complexo arquitetônico da Pampulha, com o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Hoje, o ano em que Niemeyer completa 100 anos, seu trabalho pode ser visto em diversas cidade do mundo, atráves de seu design simplesm, chocante e bonito.

written by rodrigomg1511 on 2010-09-09 #places #location #lago #arquitetura #moderno #igrejinha #pampulha
translated by lucasjl

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles