Um Lomógrafo Carioca em São Paulo

3

Recentemente me mudei pra São Paulo. Porém, antes disso, passei um ano indo e vindo todo mês por motivos profissionais e pessoais. Obviamente levava minhas câmeras comigo, e confesso que o resultado deste primeiro contato “fotográfico-analógico” com SP foi um tanto impressionante positivamente. Explico:

Pra quem mora no Rio, que tem à sua disposição uma puta luz natural e um cenário (também natural. Porque a arquitetura é uma m… :-) incomparável, São Paulo parece à primeira vista meio tediosa fotograficamente falando. A gente pensa “bom… vai dar umas fotos legais de prédios… uns PBs de dias nublados…. pessoas na Avenida Paulista… e depois acabou”. Mas qual foi a minha surpresa ao ver que, enquadrada pelos visores das minhas câmeras, a cidade se mostrou muito, mas muito mais eclética do que o Rio!

Ocorre que, enquanto o Rio tem praias, montanhas, pessoas e… digamos… só, São Paulo tem mais detalhes a serem explorados. As ruas dos Jardins, como a Augusta, sob chuva, na hora do rush, me rendeu algumas das minhas fotos urbanas prediletas. A famosa Marginal Tietê, me rendeu uma das fotos mais coloridas que tenho, tirada de dentro de um ônibus enquanto ia pra Campinas. Os restaurantes, italianos, têm elementos que ficam bom tanto em cor quanto em PB. E as pessoas, convenhamos, mais bem vestidas (ou simplesmente mais vestidas :-) que os cariocas, acabam rendendo fotos bem interessantes, com cachecóis e casacos que nunca vimos na terra do Pão de Açúcar.

O lance de SP é esse: os detalhes, pela lente da câmera, ficam incríveis, únicos. Coisa que não consegui encontrar no RJ (talvez por falha minha, vai saber…). São mais temas por quilômetro quadrado,.mais elementos visuais.

Cariocas, deixem o preconceito de lado. Venham a São Paulo, tragam suas câmeras, seus negativos coloridos, PBs e cromos. Passeiem pela Paulista, pelos Jardins, Vila Madalena… e olhem através da câmera. Posso garantir que vocês vão conhecer uma São Paulo diferente.

written by raissuli on 2010-07-20 #lifestyle #sao-paulo #rio-de-janeiro

3 Comments

  1. maryjane
    maryjane ·

    é isso aí. apesar do horizonte de concreto e da overdose de prédios, são paulo é pura diversidade. um prato cheio para a fotografia...basta ter o olhar, e a curiosidade de sair por aí, pois o que fotografar não falta!

  2. paolacardarelli
    paolacardarelli ·

    os olhos de quem se desloca são mais analíticos e conseguem sempre extrair a beleza que está em todo lugar

  3. leocardarelli
    leocardarelli ·

    Lindas P&Bs! A #16 parece uma pintura!

More Interesting Articles