O primeiro brasileiro no mundo a ter uma Spinner 360º!

6

Em uma tarde de dezembro, navegando pelo Lomography.com, esbarro em uma nova promoção chamada “Lomography Got Tallent”. Bom, é claro que, pelo título, não consegui nem imaginar do que se tratava. No texto eles diziam apenas que quem estivesse disposto a participar de uma experiência, ou algo assim, deveria se apresentar.

Resolvi mandar meu nome mais por curiosidade do que por outro motivo. Pra minha surpresa, alguns dias depois recebi um email dizendo que eu estaria “aprovado” se tivesse experiência em digitalizar negativos em casa. Como eu tenho, respondi que sim, e mandei ver. Mais alguns dias depois, e chega o email dizendo que eu estava no grupo selecionado pra (aí começou a ficar divertido) receber uma “caixa secreta, com uma coisa (sim, eles chamaram de “coisa” :-) que iríamos ajudá-los a testar.

Olha, o correio da Áustria deve ser muito bom mesmo. Porque a tal caixa chegou exatamente no prazo que eles informaram. Dentro (uma pena que não tirei foto) rolos e mais rolos de filme Lomography e Agfa, e um bixo muito, muito estranho… uma câmera com um cabo preso embaixo (?!)

Com estranheza, tirei a câmera da caixa e comecei a fuçar. nada escrito em lugar nenhum, nenhuma marcação de foco, abertura, nada. E uma cordinha com argola no tal cabo. Curioso, não resisto e puxo a cordinha… e zupt! Por pouco o giro da câmera não leva meu óculos embora… aliás, óculos, olho… visor? Cadê o visor da câmera? Não tinha! Lente? Também não. No lugar da lente, na frente, uma fina faixa vertical… quase uma canaleta. Que troço estranho…

A partir daí percebi que o lance era ver a “coisa” como uma pinhole com surpresas. Abri a parte de trás da bixinha e comecei a entender o funcionamento: Você coloca o filme, ela gira sobre o próprio eixo usando uma mola acionada pela cordinha, e enquanto roda vai expondo o filme… interessante!

Eis que, no dia seguinte, chega outro email dos gringos com instruções de uso, e a explicação de porque a câmera não tinha logomarca,a textos, indicadores, nada: era um protótipo. Um dos poucos que haviam sidos espalhados pelo mundo pra uma fase de testes não só da câmera em si, mas também do processo de revelação e digitalização. Eles pediam que tirássemos muitas, muitas fotos (e ainda bem que mandaram muitos filmes! :-) e mandássemos pra eles com nossas impressões.

Não me fiz de rogado. Fui pra rua e tirei muitas fotos. Algumas ficaram boas, estraguei uns quatro rolos fazendo “m…” na hora de carregar na câmera, e outras tantas ficaram sub ou super expostas. Faz parte. O importante é que foi muuuuuito divertido ir pra praia com aquela bixinha e começar a tirar fotos atrás de fotos. E acho que essa diversão rendeu bons frutos, já que uma das fotos acabou na caixa da câmera! :-D

No final das contas, a câmera foi lançada, e esqueceram o protótipo comigo. Na verdade em um dos emails eles até comentaram que no final do processo eu poderia trocar o protótipo por uma cópia do modelo definitivo. mas, quer saber? Que definitivo que nada! Quero mais é minha branquinha, com seus defeitinhos de protótipo, sua pureza de marcas, textos e símbolos, e sua originalidade de quem nasceu pra ser única na vida. Quer dizer… se não única. Uma de poucas :-D

Bom, long story short, essa foi minha aventura de beta tester da Spinner 360. Uma câmera deliciosa de usar, despretensiosa e charmosa. Aos curiosos, recomendo. Aos descrentes, meu sinto muito ;-)

written by raissuli on 2010-07-16 #gear #review #spinner-360

Thanks, Danke, Gracias

Thanks

We couldn’t have done it without you — thanks to the 2000+ Kickstarter backers who helped support this analogue dream machine the Diana Instant Square is now a reality. Watch out world, this Mighty Memory Maker is coming your way! Did you miss out on the Kickstarter Campaign? Fear not, pre-sale is now on and we have a Diana Instant Square waiting just for you! Pre-order now to pick up your own delightful Diana Instant Square and free Light Painter just in time to snap away those Christmas Carols.

6 Comments

  1. leocardarelli
    leocardarelli ·

    Irado! =)

  2. dioguera
    dioguera ·

    Que loco! haha
    Eu tb não trocaria ela não! hehe

  3. hallanbatman
    hallanbatman ·

    belíssima história :)

  4. lucasjl
    lucasjl ·

    inveja... hauhauhau

  5. marecori
    marecori ·

    um charme ela branca sem logo e nada, quase única

  6. carlanoveli
    carlanoveli ·

    Q bacana! Eu acho show essa Spinner 360!!!

More Interesting Articles