Escaneando filmes de 35mm com trilho

15

Comprou um back 35mm para sua Diana F+, ou gosta de fazer sua Lubitel 166+ render ainda mais tirando fotos de 35mm? Adora o efeito da foto passando através do trilho do filme, mas não consegue escaneá-lo? Ainda não comprou o DigitaLIZA? Então leia esta dica, pois seus problemas acabaram!

Um dos melhores investimentos que um lomógrafo mais atuante pode fazer é investir em um bom escaner de filmes. Não são todos os laboratórios que atendem às mirabolantes intervenções analógicas que gostamos de fazer em nossos filmes, então ter controle sobre a digitalização das fotos se torna fundamental para mantê-las imaculadas de qualquer efeito que deturpe suas reais características.

Um dos charmes de tirar fotos de 35mm com a Diana F+, ou a Lubitel 166+, é a possibilidade de sensibilizarmos o trilho do filme, que são aqueles buraquinhos em cima e em baixo das tiras (“sprocket holes” em inglês). Não são todos os laboratórios que gostam ou podem escanear este pedaço do filme, pois eles utilizam uma máscara padrão que cobre este trilho.

A Lomography lançou recentemente uma máscara para escanear filmes de 35mm, o DigitaLIZA. Ela permite o escaneamento de toda a largura de uma tira de filme, incluindo o trilho. Enquanto este precioso acessório não chega por estas bandas, tenho uma solução bem simples.

Esta dica funciona em escaners de mesa que também são capazes de escanearem filmes, sejam eles positivos ou negativos (independente do formato ser 135 ou 120), pois vamos utilizar um vidro anti-reflexo no lugar da máscara padrão de 35mm.

A essência desta dica está no vidro anti-reflexo, que pode ser feito em qualquer vidraçaria. A ideia de se utilizar um vidro anti-reflexo é evitar a formação dos chamados “Anéis de Newton”, que são anéis concêntricos, multicoloridos, que formam um padrão e podem até servir como um bom “defeito especial”, mas não estão na foto original, por isso é bom evitá-los. As dimensões deste vidro dependem de cada escaner, mas recomendo que seja do tamanho das máscaras de filme que o acompanham, assim é garantido que o vidro cobrirá toda a área que será escaneada. Este da foto tem 30 × 11 cm.

Para não arranhar o vidro do escaner ou trincar o vidro anti-reflexo, outra sugestão importante é colar fita crepe, ou sua fita de preferência, em volta do próprio, como a foto acima mostra. As fitas coladas horizontalmente servem como guias para alinhar as tiras de filme, mas não são fundamentais. Caso queiram colocar essas guias, é importante que deixem um espaço entre elas e as extremidades do vidro, pois geralmente o escaner precisa de uma área transparente para fazer a calibragem. Se copiarem o posicionamento das fitas como a foto acima demonstra, não tem erro.

Pronto! Sua nova máscara para escanear filmes com trilho está concluída! Basta colocar seu filme no vidro do escaner e acima dele a máscara de vidro anti-reflexo. É importante a emulsão do filme (a parte fosca) estar virada para baixo, senão é possível que os “Anéis de Newton” façam uma visitinha!

Agora é só abrir seu software predileto para escanear o filme. Caso utilize um software configurado para balancear o branco e/ou cores automaticamente através de uma seleção, basta fazer tal seleção de modo que não contemple os buracos do filme, pois incluir os buracos pode confundir o software e a correção.

Espero que aproveitem bem a dica e que ela traga uma nova vida às fotos de vocês! Lomo on!

written by leocardarelli on 2010-07-16 #gear #tutorials #35mm #sprocket-holes #tipster #mascara #escaner

15 Comments

  1. leonicolay
    leonicolay ·

    Você pode indicar um bom scanner pra fazer esse trabalho?

  2. leocardarelli
    leocardarelli ·

    Oi, @leonicolay. Desculpe a demora pelo retorno. O escaner que tenho é o Canon CanoScan 8800F, mas existem seus análogos como os Epson V500 e V600, assim como o HP G4050. Eles são todos parecidos, mas pode pesquisar na internet e tirar suas conclusões na hora de escolher um. Se não me engano, o HP é o único que vende aqui no Brasil. Tão importante quanto o escaner é o software que usa para escanear. Não recomendo os que vêm neles. Recomendo o VueScan ou o Silverfast.

  3. leonicolay
    leonicolay ·

    Fala @leocardarelli, valeu pelas dicas!!!

    Infelizmente aqui no Brasil é impossível comprar. 700 pratas!
    Vou ver se consigo comprar lá fora num esquema BH da vida.

    Abs e obrigado novamente.

  4. bina
    bina ·

    Muito boa a gambiarra para scanear.Estou na mesma duvida sobre a comprar de um scaner, acho que vou optar pelo HP G4050.Valeu pela dica dos software muito bons.abçs

  5. bina
    bina ·

    Ops..... Funciona direito isso?abç

  6. alexandre
    alexandre ·

    Funciona mesmo, estava em dúvidas quanto a granulação do vidro, mas ficou ótimo valeu pela dica. Tinha feito com um vidro normal e não deu certo, agora sim ficou muito bom. Trabalho com um Epson V700.

  7. brunomazzuco
    brunomazzuco ·

    O HP G3110 é bom?

  8. leocardarelli
    leocardarelli ·

    Só pra não deixar o @brunomazzuco sem resposta, eu não conheço esse G3110, então não posso opinar. Bom, falei que não ia deixar sem resposta, mas não foi uma resposta útil! Haha...

  9. brunomazzuco
    brunomazzuco ·

    HAHAHAHAHAH!! Valeu ai, estou começando agora, minha lomo ghegou a um mês, tens alguma indicação o mais barato possivel pra começar a digitalizar?

  10. brunomazzuco
    brunomazzuco ·

    HAHAHAHAHAH!! Valeu ai, estou começando agora, minha lomo ghegou a um mês, tens alguma indicação o mais barato possivel pra começar a digitalizar?

  11. leocardarelli
    leocardarelli ·

    Bom, a opção mais barata a curto prazo é pedir pro laboratório escanear pra você. Se quiser comprar, a melhor opção sempre é pedir pra alguém trazer um dos EUA pra você. Mas tem que ser alguém que goste muito de você, pois são trombolhos! Haha! Caso queira comprar aqui, as opções são muito restritas e caras, embora não haja uma diferença tão brutal entre os modelos mais novos de qualquer marca. Volto a dizer, o mais importante é o software que usa pra escanear.

  12. papaifelps
    papaifelps ·

    Leo, há um tempo pesquiso scanners aqui no Brasil. Procurando pelo CanoScan 8800F acabei achando seu comentário no Google e cai aqui nesse tutorial. Acabei de comprar um Spinner 360 da Lomo e estou a procurso de um scanner. Vi todas as suas recomendações mas R$700 tá duro! Você tem alguma dica de como comprar um desses fora e mandar entregar aqui? Eu pagaria mesmo com o imposto. Valeu. Abs

  13. pablovalente
    pablovalente ·

    PapaiFelps2, estou vendo um esquema para comprar o meu CanoScan 8800F direto de um fornecedor lá na China por um preço muito bom. Óbvio, como uma primeira compra trata-se de uma experiência, mas se der tudo certo eu volto aqui e dou a dica pra vcs! Leo, foi muito boa a dica! Qdo (e se) meu scanner chegar com certeza vou fazer o lance do vidro! Um abraço!

  14. phstuy
    phstuy ·

    qual a especificação do scanner para fazer esse trampo? esses multifuncional sera q rola?

  15. brasnildo
    brasnildo ·

    phstuy, o scanner tem que ter a luz na tampa, são scanners especiais para negativos e slides.

More Interesting Articles