Explore o funcionamento da sua câmera/objetiva com um acessório super simples

3

Vamos fazer um acessório muito simples, um anteparo despolido, com papel vegetal, que vai ser colocado no plano do filme em sua câmera, para mostrar a imagem que será registrada na hora da foto.

Vamos fazer um acessório muito simples, um anteparo despolido, com papel vegetal, que vai ser colocado no plano do filme em sua câmera, para mostrar a imagem que será registrada na hora da foto e assim poderemos descobrir particularidades de cada conjunto câmera/lente que estivermos usando, em especial duas: a menor distância para obtermos foco e a área de cobertura da imagem sobre o filme, o que é muito útil quando trabalhamos com máscaras que são diferentes do formato padrão da câmera (4×4 ou 35mm para Diana ou Holga, por exemplo).

Nas fotos estou usando a Diana como exemplo, mas a dica serve para qualquer câmera que trabalhe com a velocidade B.

1. Descarregue a câmera
2. Na parte onde passa o filme (plano do filme) coloque um recorte de papel vegetal ou outra superfície despolida, para servir de anteparo (é aí que a imagem vai se formar)
3. Coloque a câmera em modo B e dispare
4. Mantendo pressionado o botão de disparo, observe a imagem formada no despolido
5. Agora é experimentar, aproximando a câmera de um objeto para ver quando ele fica em foco, mudando de objetiva para ver qual cobre melhor a área do filme, brincando com o foco…

Para ter melhor contraste, proteja a parte de trás da câmera com um pano escuro, ou faça sombra com a mão. (numa das fotos acima eu estou improvisando com uma camiseta, hehe!)

Você pode desenhar um gabarito no despolido, marcando as áreas de cobertura de cada objetiva em função de cada um dos formatos de máscara que você usa (veja nas fotos acima).

Depois, você pode jogar o gabarito no lixo, esquecer tudo o que aprendeu usando o despolido e voltar a se divertir fotografando sem pensar em nada disso!

written by grazzera on 2010-03-17 #gear #tutorials #tipster #mascaras #dica #faca-voce-mesmo

3 Comments

  1. shin_93
    shin_93 ·

    muuuuito legallll! nao entendi a parte do gabarito, mas ok. jajajaja

  2. grazzera
    grazzera ·

    A parte do gabarito é o seguinte... Veja a foto 5. A idéia é você desenhar no papel um quadrado ou retângulo das mesmas dimensões da máscara que você usa para fotografar. Com a diana, por exemplo, eu uso bastante a 46.5x46.5 (para 16 exposições) e com o back 35mm eu uso a 33x34mm. Na foto 6 você você vê o gabarito em uso. Dá pra saber o que vai aparecer na foto dependendo de qual máscara você for usar. Cada objetiva cobre melhor uma certa área do filme, por isso o gabarito é útil, e você pode testar com ele diversas combinações de objetiva/máscara para ter uma idéia de o que vai ser registrado na foto em cada caso.

  3. panelomo
    panelomo ·

    yeah!

More Interesting Articles