Como avançar o filme da Holga120 usando 35mm (com o adaptador)

1

Esse post é para resolver as dificuldades daqueles que se aventuram no uso do 35mm na Holga 120, no que diz respeito ao avanço do filme.

Esse post é para aqueles que, como eu, preferiram comprar um adaptador para usar filmes 35mm na Holga 120 (esse da imagem), ao invés de fazê-lo em casa. O que parecia cômodo se transformou num verdadeiro desafio: e agora, como eu avançaria o filme? Procurando na internet encontrei a “regra dos 24 clicks”, que logo se revelou uma forma de gastar muito negativo à toa.

Depois de muitas tentativas, criei uma tabela, indicando quantos clicks devem ser dados depois de cada foto, de maneira que não haja sobreposições indesejadas.

O lomógrafo deve ir riscando os números da coluna “FOTO”, à medida que as fotos vão sendo tiradas. Os clicks referentes a foto “0” correspondem ao avanço do filme para que a primeira foto seja tirada (o “load”).

Para aqueles que fizeram seus próprios adaptadores e usam as máscaras da Holga, o quadrado (12) e o retangular (16), é possível baixar um contador nesse site ou uma opção mais bizarra nesse

written by pceboli on 2010-03-08 #gear #tutorials #tipster #holga-35mm #adaptador #clicks

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

One Comment

  1. maymay
    maymay ·

    Numa holga 120 FN sem o adaptador seria a mesma coisa?

More Interesting Articles