Começando com a Diana: a cada superexposição, um aprendizado

9

Os primeiros rolos são perda quase total mesmo, principalmente se você não está acostumado ao formato, à regulagem 100% manual, ao iso do filme e gosta de experimentar.

Os primeiros rolos são perda quase total mesmo, principalmente se você não está acostumado ao formato, à regulagem 100% manual, ao iso do filme e gosta de experimentar então, depois de décadas de filme 35mm em câmeras semiautomáticas e alguns anos de fotografia digital, você acabou de ganhar uma Diana e não teve tempo de fazer os workshops. Acontece que:

*Você nunca usou filme 120mm;
*Você só consegue encontrar filme 120mm colorido ASA 160, que é relativamente baixa;
*Quando você lembra de dobrar o tempo de abertura do diafragma, você esquece de regular o foco. Ou as condições de luz. Na real, você não sabe muito bem como compensar a baixa exposição do filme com um diafragma manual e 3 opções de iluminação diferentes.

Eu diria: vai tentando. Ela tem tantas possibilidades criativas que seu primeiro rolo vai ter umas fotos assim:

http://www.lomography.com.br/magazine/posts/uploads/26142

Isso aí foi na praia de Icaraí, em Niterói. A vista para o Rio estava especialmente maravilhosa, e a luz do entardecer depois de um dia ensolarado era deslumbrante. Coloquei a lente fisheye para pegar boa parte do céu e da areia branquinha, deixei a câmera no colo para evitar tremer, pus no modo bulb e deixei o diafragma aberto por três minutos exatos. Pra ver se a imagem saía…

Agora já sei que não é pra deixar tanto tempo. E você também, espero que aprenda com meus erros.

Ah, como é deliciosamente nostálgico o ritual de girar o filme antes da próxima foto! Só que a Diana não tem trava! Quer dizer: como você sabe se já rodou ou não o filme? Eu.não.sei. Na dúvida, prefiro exposição dupla do que perder a foto:

http://www.lomography.com.br/magazine/posts/uploads/26142

Na dúvida, prefiro refazer a foto depois, com outra lente. Vai que seu lindo objeto foi impresso acidentalmente por cima de outro? Aí você tira a fisheye, volta com a 20mm e dispara:

http://www.lomography.com.br/magazine/posts/uploads/26142

E voilà! Finalmente tem uma foto da qual se orgulhar (embora a dupla exposição acidental seja uma das preferidas do seu álbum e você se orgulhe dela, não era exatamente aquilo que você tinha em mente. Mas esse é um dos charmes da Diana, ora bolas).

Saíram 18 fotos das 32 tiradas – duas dignas de ir pra parede, umas boas, outras terríveis, fora as que não saíram. Mas é assim mesmo, o negócio é a diversão. Se eu quisesse registrar o momento na caretice, usava a digital e não teria surpresas.

E seus primeiros rolos com a Diana? Foram um fiasco parcial, como os meus?

written by lia on 2010-03-08 #gear #tutorials #tipster #120mm #diana #dupla-exposicao #fail #failure #acidental #acidentes #ma-regulagem #bad-lighting #luz-ruim #iluminacao #regulagem #problemas #diversao

9 Comments

  1. theteabag
    theteabag ·

    No meu primeiro rolo salvei metade das fotos. Paciência, né? Mas algumas ficaram bem legais. :)

  2. lilchiesa
    lilchiesa ·

    Pensa numa frustração! rssss Acredito q seja assim mesmo, mas deixei hoje 2 rolos para revelar (a atendente não sabia o q era lomografia) e, até agora não vi nada. Mandei copiar o que aparecia nos negativos, só vou buscar amanhã. Ler este post foi um alívio. Estava me achando um lixo. Valeu!

  3. animare
    animare ·

    aonde voces mandam revelar? alguem do rio?
    eu deixei meu filme pra revelar numa dessas lojas de revelacao automatica e só sairam umas 5 fotos. me aconselharam procurar algum lugar que tenha revelacao manual. alguem sabe me dizer aonde no rio de janeiro?

  4. gabirmac
    gabirmac ·

    Sol nascente - Rua voluntarios da patria, 239, botafogo.
    mande digitalizar lá e depois arrume algum lugar bom pra
    revelação digital mesmo, bem em conta.
    ou Speed lab na Rua da Lapa.

  5. smiccoli
    smiccoli ·

    "Ah, como é deliciosamente nostálgico o ritual de girar o filme antes da próxima foto! Só que a Diana não tem trava! Quer dizer: como você sabe se já rodou ou não o filme? Eu.não.sei."

    Cara, nos filmes 120mm q eu peguei até agora, dá pra ver pelo visor vermelho qual foto que está! Tem um contador lá!

    Mas os primeiros filmes são sempre assim né, depois é só alegria :)

  6. sixteentimes
    sixteentimes ·

    Meu primeiro rolo com a Diana F+ foi uma catastrofe! Das 3 fotos possiveis de revelação, não se aproveita uma se quer... Ainda tenho muito que aprender.

  7. janaconforte
    janaconforte ·

    Ahhhh... estou no meu primeiro filme ainda!!! Já sei q vai ter foto panorâmica sem querer... escuras etc... masss..... alguma vai se salvar nesse meio ai!!! Hahahaha!!

  8. nitamaria
    nitamaria ·

    estou no meu primeiro rola, mas já deu pra sentir que será meio catastrófico...

More Interesting Articles