Lomografia por dusantos

Breve história sobre a Lomografia e minhas primeiras fotos feitas com minha FishEye.

A lomografia é um estilo fotográfico que consiste da utilização de câmeras fotográficas analógicas automáticas, que podem ser do formato 135 ou 120. A maioria da maquinas é equipadas com lentes de plástico, produzindo assim efeitos artísticos nas fotos.

O surgimento dessas câmeras que deram origem ao estilo tem influência direta da guerra fria entre EUA e URSS. Em 1982 o Ministro da Indústria e da Defesa Soviético ordenou que a fabrica LOMO, Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie (União de Óptica Mecânica de Leningrado), produzisse em larga escala a Lomo Kompact Automat. Mas diferente das câmeras japonesas que teriam apaixonado o Ministro soviético, as LOMO tinha lentes de péssima qualidade e a construção tosca do corpo permitia a entrada de luzes indesejáveis. De qualquer forma as LOMO foram bem vendidas em outros países também socialistas.

Os problemas de reprodução de luzes e cores causadas pela baixa qualidade das lentes e da construção do corpo das câmeras, com certeza eram um problema para a comercialização dessas câmeras, mas em 1991 jovens Austríacos de férias na Republica Tcheca compraram algumas LOMOs e filmes para registrar tudo a sua volta. Fotografavam na maioria das vezes sem nem mesmo olhar pela ocular, para não perder nenhuma cena. Quando revelaram os filmes e se depararam com as cores, formas e luzes produzidas ficaram apaixonados, e começaram a espalhar para outros jovens de sua cidade a utilização dessas maquinas.

O alvoroço criado foi tão grande que em 1995 foi criada em Viena a primeira Sociedade Lomografica e a primeira LomoEmbaixada, que tinham a intenção de divulgar a utilização das maquinas e do estilo, alem de tentar impedir o desaparecimento das câmeras que já não eram mais produzidas. Foi ai que surgiram também as regras da Lomografia que são:

  1. Leva a tua Lomo onde você for.
  2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
  3. A Lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.
  4. Aproxime-se o mais possível do objeto a ser fotografado.
  5. Não pense.
  6. Seja rápido.
  7. Você não precisa saber antes o que fotografou.
  8. Nem depois.
  9. Não fotografe com os olhos.
  10. Não se preocupe com as regras.

Desde então mais de 500mil lomógrafos tornaram mundial esse movimento artístico que teve origem de forma acidental e espontânea em Viena. Hoje em dia a comunidade de Lomógrafos é incontável, ganhando novos membros, curiosos e entusiastas todos os dias, em todo o mundo.

Em 2009 foi aberta no Rio de Janeiro a primeira loja Lomography do Brasil, que vem encantando e vendendo equipamentos para vários entusiastas da Lomografia. Em dezembro de 2009 adquiri minhas duas primeiras maquinas de Lomografia, uma FishEye e uma ActionSampler, desde então tenho divulgado o estilo e a loja para todos os meu amigos fotógrafos ou não. Sei que já consegui cativar alguns, uma delas (@BellaDaguer) já ate comprou uma FishEye 2.

Agora é só colocar o filme, apontar e clicar. Essa semana revelei o meu primeiro filme feito com a FishEye.

Artigo original: http://www.dusantos.com/2010/02/04/lomografia/

written by dusantos on 2010-02-17 #news #people #nature #arte #brasil #lomo #lomography #actionsampler #minas-gerais #belo-horizonte #fisheye #ceu #nuvens #mg #pessoas #lomografia #dusantos #du-santos #bella-daguer #belladaguer #cicy-bretz #coletivo-dmg #daniel-magalhaes #eduardo-santos #dusantos_bh #fotografia #natureza #inhotim #bh

More Interesting Articles