Lomography Diana F+ - Review da equipe

3

Originária dos idos dos anos 60, a Diana é desejada por algumas razões: além do visual clássico, ela produz imagens extraordinárias bastante feéricas com um visual de foco suave e apelo “lo-fi”.

Originária dos idos dos anos 60, a Diana é desejada por algumas razões: além do visual clássico, ela produz imagens extraordinárias bastante feéricas com um visual de foco suave e apelo “lo-fi”.

Apesar das câmeras automáticas terem espantado a Diana para as sombras em sua época, artistas e fotógrafos ocidentais descobriram seu potencial criativo, e ela começou a se tornar um objeto raro. Felizmente a Lomography, em sua sede em Viena, decidiu manter os suprimentos desta câmera fluindo criando a Diana+, uma reprodução fiel da clássica câmera dos anos 60, com o acréscimo de algumas novas funções.

A Diana+ mantinha as melhores funções da original (desde o visual até os chiados). Era leve, confeccionada com lentes de plástico que produzem o mesmo visual da original e possui duas velocidades de exposição (“N” e “B” estão disponíveis, para fotos diurnas e noturnas, respectivamente). Você podia ainda optar por fazer múltiplas exposições, panorâmicas e pinhole.

Apesar de poder ser usada à noite, através de longas exposições, a Diana+ não permitia o uso de flashes. Para isso, o time da Lomography, em Viena, decidiu turbinar a Diana+ com um flash. E assim nasceu a Diana F+.

A Diana F+ se parece, e se comporta como suas ancestrais. Ela foi criada de forma a ser uma reprodução da original, com sua face prateada, e corpo em azul, só que com a vantagem de que, para se usar um flash, basta acoplar o flash na parte superior da câmera e começar a disparar. Um pequeno kit de gelatinas coloridas acompanha o flash pra que você possa banhar suas imagens com muitas cores.

Você pode ainda registrar seu objeto preferido de maneira cristalina em primeiro plano, com um segundo plano de luzes difusas. Basta usar a câmera no modo “B”.

O flash da Diana pode ainda ser usado com qualquer outra câmera, utilizando-se o adaptador para “hotshoe” incluído. A Diana+ e a Diana F+ foram ainda preparadas para acomodar outros acessórios, como o Diana+ Splitzer, Diana+ 35mm Back e as Lentes Diana+.

Nas primeiras vezes que usei essa câmera, estava um pouco cético em relação a ela. Porém, quando as primeiras fotos chegaram do laboratório, fiquei impressionado com as vinhetas e o visual fantástico das imagens. Pessoalmente, diria que as Dianas funcionam melhor em dias ensolarados. As cores e saturação se destacam, principalmente quando usando filmes “slide”, ou cromo.

E, se for sair na rua com o flash acoplado, espere por alguns cumprimentos. Seu visual retro é tão cool que certamente chamará atenção.

Graças ao seu corpo todo feito de plástico, ás vezes é fácil se esquecer de que a câmera está na sua bolsa. Por isso, lembre-se de manusear a Diana F+ com carinho! As alavancas podem ser acionadas, assim como o disparador, sem seu conhecimento. Por isso, sempre confira se está tudo ok ao tirá-la da bolsa, antes de tirar suas fotos… ou não, se preferir alguns resultados bem aleatórios e “acidentes felizes”. Recentemente ganhei um rolo lotado de imagens super embaçadas porque não reparei que a câmera estava setada para o modo Pinhole!

Assim como outras câmeras lomográficas, o ideal é fazer muitas experiências, com vários tipos de filmes, para tentar descobrir o estilo que mais lhe agrada. Ela faz com que imagens preto e branco soem super dramáticas com seu foco “meio embaçado” e vinhetas, e com que imagens reveladas em processo cruzado soem antigas.

Troque lentes, use o splitzer, o back 35mm para filmes 35, e explore todas as possibilidades criativas!

written by shhquiet on 2008-10-29 #gear #review
translated by gabriellupi

Thanks, Danke, Gracias

Thanks

We couldn’t have done it without you — thanks to the 2000+ Kickstarter backers who helped support this analogue dream machine the Diana Instant Square is now a reality. Watch out world, this Mighty Memory Maker is coming your way! Did you miss out on the Kickstarter Campaign? Fear not, pre-sale is now on and we have a Diana Instant Square waiting just for you! Pre-order now to pick up your own delightful Diana Instant Square and free Light Painter just in time to snap away those Christmas Carols.

3 Comments

  1. secomedia
    secomedia ·

    Olá, Sou do Maranhão e recentemente descobri as lomo. Quero muito experimentar a Diana F+, mas me apaixonei pela CMYK! Disponibilizem ela no site brasileiro, por favor!!!

  2. madeingo
    madeingo ·

    Comprei minha Diana F+ esses dias, e não vejo a hora dela chegar pra começar a aprender a usá-la.

  3. thalesteven
    thalesteven ·

    olá, estou querendo comprar uma Diana F+ mas gostaria de tirar muitas dúvidas a respeito dessa câmera fantástica, alguém do rio pode me ajudar? tem algum clube especializado na minha cidade?

More Interesting Articles