HP Scanjet G4050 Scanner Fotográfico: visão do usuário

11

Assim que eu pus minhas mãos no meu HP Scanjet G4050 novo e brilhante, eu tive certeza de que meu mundo iria mudar para sempre. Eu não teria mais que ter meus negativos digitalizados no laboratório, e minha vida seria muito mais simples – foi o que eu pensei. Na verdade, esse não-tão-pequeno companheiro é bastante temperamental e um pouco difícil de lidar

Olá editores da Lomo Brasil! Esse artigo é sobre algo que não está na lista, o HP Scanjet G4050 Photo Scanner. Como vi esta review sobre scanners, achei que poderia fazer a minha própria, uma vez que dispomos de pouquíssimas opções de scanners fotográficos aqui no Brasil.

Fonte

O HP Scanjet G4050 é um scanner de mesa, com luz na tampa para digitalizar negativos/slides (além de imagens e documentos, é claro). Ele tem capacidade para 35mm e 120mm (e grande formato também!), e conta com uma resolução ótica de 4800 dpi. Descrito por seu fabricante como “a cor mais realista de toda a indústria […] para digitalizações fiéis ao original” [tradução livre].

Mas eu devo discordar da Hewllet-Packard.

O Scanner Fotográfico G4050 ama super saturação, especialmente se tratando de branco. Às vezes, um negativo bem nítido se torna uma imagem chapada e esbranquiçada.

Negativo bom, imagem ruim.

Querem ver mais alguns exemplos? As fotos seguintes eu revelei no laboratório, e digitalizei as cópias em casa, utilizando um antigo scanner Canon.

Bonitas e azuis.

As mesmas fotos, que tiveram seus negativos digitalizados pelo HP Scanjet G4050.

Brancas, brancas e brancas.

Entendem o que eu digo? A diferença é bem clara. Muito clara, eu diria. Parece que minhas fotos caíram em um balde de água sanitária. Eu sei que a maioria dos laboratórios possui ótimos equipamentos e software que deixam nossas fotos mais vívidas e nítidas possível. Mesmo assim, essa não é uma desculpa para vir com esse tipo de resultado, HP.

Falando sobre software, o HP Scan deixa muito a desejar. Eu gosto de suas ferramentas para digitalizar documentos e imagens, mas poderia ser bem melhor para negativos e slides.

E agora vem a parte mais difícil e chata: digitalizar filmes processados-cruzados! Levou um tempo até que eu descobrisse como conseguir imagens decentes, já que o HP Scanjet G4050 lhe entrega este tipo de coisa quando você tenta digitalizar filmes slide de processo-cruzado como negativos:

Nem parece o Lomography X-Pro Slide!

Para obter imagens razoáveis, você deve digitalizar seu filme slide x-pro como slide e depois inverter as cores no Photoshop. Não muito prático (mas eu acho que isso acontece com outros scanners também).

Ainda assim as digitalizações não estão maravilhosas, mas os tons são mais razoáveis – devo admitir que minhas fotos também não estão muito boas.

Apesar de o HP Scanjet G4050 oferecer uma boa resolução (de até 4800 dpi), ele tende a granular bastante as fotos, o que significa que (ao menos para mim) a qualidade das digitalizações são apenas aceitáveis para a web – eu não imprimiria minhas imagens digitalizadas pelo G4050.

O filme Lomography Black&White 120 não costuma ter tanto grão.

Talvez eu esteja sendo um pouco injusta pois não conheço o comportamento de outros scanners, mas eu não lhe aconselharia a comprar o HP Scanjet G4050 Scanner Fotográfico. Eu mesma somente o comprei pois era um dos únicos dois scanners fotográficos a venda no Brasil (o outro é um HP Scanjet ainda mais básico). Então, se você está na mesma situação que eu, lhe diria para economizar um pouco mais e comprar um scanner melhor – e, provavelmente, importado. O importante é se informar bem antes de efetuar a compra (ao contrário do que eu fiz).

written by paulabridi on 2012-04-03 #gear #review #slides #scanner #hp #negativos #user-review #g4050 #hp-g4050 #scanner-de-mesa #luz-na-tampa #scanner-fotografico

11 Comments

  1. mabbom
    mabbom ·

    Olá Paula,
    tbm uso o 4050, e conheço outras pessoas que usam e aprovam.
    tenho o meu ha quase 2 anos, e no início apanhei pra configurar ele da melhor forma.
    não sei se usa no windows ou no mac, mas te digo que no mac faz diferença, pois o software tem mais opções de ajuste.
    todas as minhas fotos (pelo menos de 2 anos pra cá) foram digitalizadas com ele. recomendo que teste com diferentes configurações até chegar a que te agrada. sobre o estouro dos brancos, uma coisa que faço é diminuir a intensidade da luz dele, ajuda bastante para imagens um pouco mais estouradas.

    boa sorte!
    :)

  2. fabiosanches1984
    fabiosanches1984 ·

    Paula,
    Eu uso o G2710, a versão pobre da HP... rsrs
    No começo tbm tive muita dificuldade, principalmente com processo cruzado. De todos os ajustes que fiz, o melhor foi na correção de cores. Após você desligar essa função ele digitaliza os negativos exatamente como são, sem correções de cores e busca de ajuste de branco.

    Você também pode tentar trocar o software que usa, o Vuescan é muito bom, porém é pago. O bacana desse soft é que ele ja vem com pre definições de cores para diversos filmes, evitando assim as correções de branco que anulam as cores dos filmes com processo cruzado!!

    Boas fotos!!

  3. lgcorporativo
    lgcorporativo ·

    @paulabridi, eu também comprei o HP G4050. Confesso que esperava melhores resultados, de imediato e sem dificuldades. Não encontro os tais ajustes que a galera tanto fala. Talvez o equipamento seja recomendado para usuários avançados.

  4. deaxavier
    deaxavier ·

    Continuo na dúvida de qual scanner comprar. Principalmente porque eu uso Ubuntu como sistema operacional. Continuarei pesquisando...

  5. caioantunes
    caioantunes ·

    Eu possuo um Scanner Epson V500 Perfection, e no geral acho ele muito bom. Tanto o software para ajuste de cor, luminosidade, etc quanto a velocidade de scan que ele possui. A diferença para os scanners da HP é a quantidade de negativos que é possível escanear de uma só vez. Como o Epson é pequeno fica restrito nesse quesito.

  6. paulabridi
    paulabridi ·

    Olá a todos! Muito obrigado pelos comentários! :))

    @mabborn Eu uso o G4050 no Mac também. De vez em quando, fico mexendo nas configurações das fotos, porém isso vai contra o que os lomógrafos mais puristas dizem que é a Lomografia. Eu prefiro não ser tão radical assim, e acho que fazer alguns ajustes na hora de escanear a imagem é super aceitável (até porque quem tem acesso a um laboratório também pode fazer ajustes lá) - mas isso é matéria para - quem sabe - um novo artigo. Eu acho que me decepcionei com o 4050 pois esperava colocar os negativos no scanner e deixar com que ele fizesse todo o resto.
    @fabiosanches1984 Eu desligo TODAS as funções do meu scanner! Acho que ele é mais teimoso que a dona. Já pesquisei um pouquinho sobre o VueScan, mas ainda não testei e, por enquanto, não comprarei porque a grana anda meio curtinha. Mas muiiiito obrigado pela dica. É bom saber que esse software funciona bem com os scanners da HP.
    @lgcorporativo Pois é, vendo o que o pessoal comentou, acho que meu problema é o mesmo que o seu: não sou uma usuária avançada. Aliás, sou bem ruinzinha com edição de imagens. Hehehe!
    @deaxavier Poxa, para Ubuntu deve ser dose encontrar um bom scanner fotográfico. Boa sorte na sua procura então! :)
    @caioantunes Eu já ouvi falar muito bem deste scanner, mas ele não suporta filmes 120mm, suporta?

  7. caioantunes
    caioantunes ·

    Oi@paulabridi o Epson também suporta filmes 120. Ele vem com a máscara para scanear filmes 35mm, 120 e aqueles cromos antigos que já vinham nos quadradinhos.

  8. paulabridi
    paulabridi ·

    @caioantunes Bom saber! Quem sabe na próxima... :)

  9. lcdflx
    lcdflx ·

    Oi gente! Também me decepcionei 'a primeira vista com esse scanner da HP. No entanto, após algumas pesquisas, realmente os resultados melhoraram muito após o download do vuescan. Uma outra alternativa, cujo resultado não fica tão bom, é, ao invés de utilizar a opção FILME para digitalizar negativos, utilizar a opção SLIDE e inverter a cor (usando o próprio software da HP). Qd fiz isso, ficou bem melhor. Mas o vuescan é a melhor alternativa. Tou esperando o contato do pessoal da lomo aqui do rj pra ver se eles tb tem dicas! Abs!

  10. welliamancio
    welliamancio ·

    Tenho um Epson Perfect V500 que tem sido muito bom à aproximação da qualidade de imagens quando comparados às fotos que mandei escanear em estúdio profissional: quase a mesma coisa!

  11. victorsousa
    victorsousa ·

    Olá amigos, obrigado por todas as dicas. Comprei o Scanner e também estou apanhando um pouco, mas no geral gostei dos resultados.
    Nao consegui instalar ele no meu Mac (mac os Yoseite 10.10.5) pois o driver da HP nao reconhece o scanner. A única saída é comprar o Vuescan? Achei um pouco caro.

More Interesting Articles