Barra Grande - mochilão parte 1

2

A Bahia tem um litoral encantador, com intermináveis faixas de areia e coqueiros por toda parte. É daqueles lugares que depois que você conhece, diz: “Algum dia ainda volto pra cá”. Eu voltei, e dessa vez na companhia de uma amiga/irmã e com a mochila nas costas.

Nossa primeira parada foi em Barra Grande, na Península de Maraú. Fizemos o trajeto de Ilhéus até Camamu de ônibus, e de lá pegamos um barco para Barra Grande (1h30 de viagem, R$6). Fomos no fim de janeiro, uma época um pouco mais vazia quando comparada à altíssima temporada de reveillon e carnaval. O rolê lá é praia o dia todo; já a noite, pra quem está próximo ao “centrinho” existem opções de restaurantes, música ao vivo (geralmente forró ou mpb), feiras de artesanato nas ruas…e também a opção de ir a praia (de novo), admirar o céu estrelado ou a lua cheia iluminando tudo. Ou seja, se você é fã de agitos e baladinhas, Barra Grande não é pra você.

Ficamos hospedadas na pousada Maria de Firmino, bem central, aconchegante, com um café da manhã ótimo e preço justo. Mas Barra Grande tem diversas opções de hospedagem: campings, casas e quartos para alugar e pousadas para todos os gostos.

Nas praias mais centrais de lá, fica evidente como a maré muda nessa região. Caminhando pela praia de manhã, nota-se uma faixa de areia enorme e temos de andar bastante no mar até que a água chegue ao menos na cintura. Já mais pro fim do dia, quando a maré sobe, o mar fica mais “mergulhável” e algumas faixas de areia chegam até a desaparecer. O por do sol na Ponta do Mutá é uma paz e um show particular. Super recomendo passar um fim de tarde por ali, entrar na água calma e morna e ficar assistindo ao show de cores no céu quando o sol está a se por, com a luz dourada do sol iluminando tudo.

Passeio de bike

Existe um passeio de bicicleta pelas praias, que sai da praia do centro e vai até a praia de Taipu de Fora. O trajeto tem 9km e só pode ser feito durante a maré seca, que no dia em que fomos durou das 10h às 16h. A diária das bikes sai em torno de 35 reais.
Esse rolê é o passeio que eu mais indico em Barra Grande, pois dá pra conhecer diversas praias e piscinas naturais, e cada uma consegue te surpreender mais que a anterior. A pedalada até Taipu passa super rápido, por isso é legal ir parando nas praias antes de chegar lá, pra curtir uns picos desertos e mergulhar no mar quase piscina. Uma dica básica pra esse passeio, é levar água, frutas, e tudo o que quiser comer durante essas horas, pois a maioria das praias é literalmente deserta. Boné, óculos de sol e máscara para mergulho também são muito bem vindos.

Nossa próxima parada foi Itacaré, mas isso é assunto pra outro post….

written by maryjane on 2012-03-27 #places #bahia #location #verao #mochilao #select-type-of-location #bagpack #fuga-da-cidade #barra-grande

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

2 Comments

  1. caroljgd
    caroljgd ·

    Adorei o post, bateu saudades da Bahia!! Qual é essa Lomo com formato de filme?

  2. maryjane
    maryjane ·

    Essa com os furinhos (sprockets) ?? É a Sprocket Rocket Carol, panorâmica :)

More Interesting Articles