Porst Chrome X 100 Vencido: Uma Maravilha Dourada

Limpando o sótão, achei um monte de filmes antigos que estavam acumulando poeira há anos. Testando um rolo vencido de Porst Chrome X 100, tive algumas boas surpresas.

Créditos: stratski

Há alguns meses, fiz uma viagem curta para os Alpes. Como sempre, não tinha pensado em que filme levaria comigo, então, no último minuto, agarrei o primeiro rolo de filme que encontrei na frente. O escolhido acabou sendo um filme slide vencido que eu havia descoberto recentemente no meu sótão. Não descobri a data de vencimento, mas como estava perdido por lá desde, no mínimo, 2007 (quando me mudei pra casa atual), com certeza já não estava dentro do prazo de validade. Tive minhas dúvidas se ia funcionar direito, mas decidi testá-lo do mesmo jeito. Não me desapontei.

Créditos: stratski

As fotos desse rolo caem em três categorias diferentes. Primeiro tem as tingidas de tons sépia. Em sua maioria com cor de areia, com alguns verdes jogados aqui e ali, essas fotos parecem, decididamente, vintage. As fotos de montanhas ficam especialmente boas em sépia. Claro que os light leaks da minha câmera ajudaram as fotos a parecerem ainda mais old school.

Créditos: stratski

Depois, temos as fotos loucamente amarelas. As felizes vacas e montanhas amarelas parecem bastante alegres para mim. Parece até que eu as tirei usando um filtro amarelo na lente, mas não foi o caso.

Créditos: stratski

Não tenho certeza do que aconteceu aqui. Subexposição? Superexposição? Não sei o que dizer. Veja as próximas duas fotos, tiradas com alguns segundos de diferença: uma é fortemente amarela e a outra, sépia.

Créditos: stratski

Finalmente, aqui estão algumas fotos usando processo cruzado com um look mais tradicional, com contraste alto e cores (levemente) mais brilhantes.

Créditos: stratski

Resumindo, é como ter dois ou três filmes diferentes num mesmo rolo. Então, se você achar um rolo de filme velho e não souber se deve ou não arriscar: siga em frente e faça essa mudança! Você poderá ser positivamente surpreendido.

written by stratski on 2012-03-27 #gear #review #amarelo #lomography #xpro #filme-vencido #filme-slide #review-de-usuario #porst-chrome-x-100
translated by giuli

More Interesting Articles