Sobre Como Tirar Retratos na Rua

2

Essa é uma dica na qual nosso herói divulga os segredos de seus superpoderes, ou, dicas para tirar retratos na rua.

Recentemente decidi experimentar tirar retratos nas ruas. Eu venho tirando fotos nas ruas( ou cândidas fotos de estranhos ao ar livre… as vezes não é bem na rua mas em um caminho por um parque ou jardim) há quase um ano, e estava me coçando para tentar algo novo.

Há duas formas de você tirar retratos nas ruas:

1. Tirar a foto sem perguntar e simplesmente sair andando. Alguns acham isso grosseiro, outro vão sorrir e rir para eles mesmos, outros até te chamarão de nomes nem um pouco educados. ( pergunte-me como sei que eles fazem o último!)
2.Educadamente pergunte se pode a tirar foto da pessoa

(1) Não pedi. (2) Pedi

Tenho que confessar que eu era muito introvertido. Em alguns dias em que eu estou particularmente triste, eu volto a ser assim. Nesse dias minha mulher me proíbe de sair para tirar fotos pois eu fico terrivelmente mal humorado. Tirando esses dias, no entanto, estou muito bem, tirando fotos de transeuntes distraídos ou indo ate um completo desconhecido e pedindo para tirar uma foto dele.

A questão era simplesmente fazê-lo. Depois de um tempo, conquistei um certo nível de confiança e passei a não me importar com o que as pessoas pensariam deste maníaca com grandes olhos e muitos cabelos com uma câmera antiga em suas caras pedindo por um retrato. Nem temia o que eles diriam. A verdade é que a pior coisa que eles podem fazer é dizer: não. E quando alguém diz “não”. é melhor deixar quieto e seguir em frente( isso não aprendi por experiência, apenas me parece lógico)

Agora se você é umas dessas pessoas alfas que não temem nada, então isso não serve para você. No entanto, se você é um pouco tímido e não se sente confortável em falar com estranhos tente isso: quando comecei a tirar fotos na rua eu fazia o projeto “fotografia de canecas” ( Mug Shot Project.) No final do filme, eu finalmente estava confortável o suficiente para pedir para tirar fotos de estranhos. Acho que o que estou tentando dizer é: comece por sua zona de conforto.

Outra dica para facilitar a aproximação à estranhos e tirar fotos de qualquer um dos jeitos que eu mencionei, peguei de Garry Winogrand. Eu li uma entrevista dele um tempo atrás em um site que não consigo me lembrar agora (mas juro que era ele). Quando Winogrand ia tirar fotos de pessoas ele sorria. Ele sorria o tempo todo, enquanto se aproximava, ao tirar a foto e quando ele ia para a próxima foto ele balançava a cabeça e sorria. Isso cria uma conexão com o sujeito e faz com que ele saiba que você aprecia a contribuição dele para com a sua arte e os acalma enquanto você invade o espaço pessoal deles. Além disso, eu gosto de fala um “obrigado” silencioso enquanto vou embora, porque , bem, meus pais me ensinaram a ser educado.

Se você perguntou e o sujeito aceitou, leve seu tempo. Faça certo e faça valer a pena. Agrupe uma ou duas fotos ( se você puder), porque não a nada pior do que descobrir que você desperdiçou o seu e o tempo de outra pessoa.

Quem você fotografa depende completamente de você. Normalmente, eu fotografo pessoas que parecem interessantes. No entanto, não poderia dizer a você o que faz com que os ache interessante. As vezes é seu rosto, outras suas roupas. As vezes é uma barba majestosa. Alguma coisa desperta meu desejo e eu tenho que ter uma foto dessa pessoa.

Algumas fotos de pessoas interessantes:

Créditos: rrohe

Então,quer você esteja tirando fotos despercebido ou falando com o estranho, espero que você ache aquela coisa interessante que te leva a eles. Coloquem suas fotos de retratos de estranhos abaixo, adoraria vê-los!

written by rrohe on 2012-03-23 #gear #tutorials #art #smile #tipster #strangers #interesting #lomography #quickie-tipster #street-portrait #dicas-rapidas #fotografia-urbana
translated by luraksa

2 Comments

  1. alefrata
    alefrata ·

    Como faço para colocar minhas fotos, como sugerido no artigo?

  2. bertolini
    bertolini ·

    coloca o link da foto

More Interesting Articles