Sendo Analógico Num Mundo Digital

1

Quando aderi à fotografia analógica, meus amigos amantes do digital acharam que eu estava maluco. Mas depois de mostrá-los minhas primeiras fotos, não consigo deixar de pensar que os conquistei.

Eu tinha 18 anos quando me apaixonei por uma câmera pela primeira vez. Era a velha Zenit EM SLR do meu pai, que é pesada, está usada e um pouco gasta, mas bonita de qualquer jeito. Mal podia esperar para mostrá-la para meus amigos fotógrafos!

Mas, entre o curioso interesse que eles demonstraram, havia um fundo de ceticismo. O problema era que meus amigos eram todos fotógrafos digitais! Eles ficaram impressionados com o trabalho que me dei ao usar essa câmera e, ao segui-los por dias tirando fotos, tiraram sarro dizendo que eu não fazia idéia se havia tirado boas fotos e que tinha grandes chances de acabar com um rolo inteiro de filme em branco.

Quando, então, revelei meu primeiro rolo de filme, a primeira coisa que fiz foi mostrá-lo aos meus amigos.

De repente não havia mais piadas! Eles estavam surpresos, mas impressionados.

Sempre me impressionei com o charme que a fotografia analógica ainda possui. Amo o jeito que mesmo as fotos ruins tem de ainda serem bonitas. Amo o jeito que elas parecem desbotadas, como uma boa memória. São as imperfeições e os erros que as fazem tão bonitas e é por isso que sempre prefiro elas à perfeição gelada da fotografia digital.

Gosto de não saber se tirei fotos boas. Gosto daquela 1 hora de espera nervosa enquanto o laboratório revela minhas fotos. Gosto das pequenas marcas que cobrem todas as minhas fotos e o jeito que a cor sempre parece um pouco defasada. São esses detalhes que fazem a fotografia real e interessante.

Nessa era digital, eu talvez tenha que aguentar as pessoas questionando por que eu me dou ao trabalho de usar uma velha e gasta câmera 35mm. Mas felizmente, eu posso deixar minhas fotografias responderem essas perguntas por mim.

written by alexzenit on 2012-03-22 #lifestyle #digital #lomography #analogico #fotografia-de-filme #lifestyle-analogico #charme #camera-de-filme #zenit-em-slr #imperfeicao #ceticismo
translated by giuli

One Comment

  1. joao-pedro
    joao-pedro ·

    belas fotos, ótimo texto, estou deixando a minha DSLR de lado e entrando no mundo Analógico novamente, estou doido para ver os resultados

More Interesting Articles