Centenário de Doisneau é comemorado com exposição inédita no Brasil

2012 é o ano do centenário de nascimento de Robert Doisneau, um dos maiores nomes da história da fotografia mundial. Para celebrar a data, o público brasileiro terá a chance de ver uma exposição inédita no país com a obra do lendário fotógrafo cujos retratos foram eternizados como postais e até hoje estão presentes na vida dos franceses.

No dia 8 de março será inaugurada a exposição Simplesmente Doisneau, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. A mostra contará com 152 imagens do fotógrafo mais a exibição do documentário “Robert Doisneau: Tout Simplement”, de Patrick Jeudy.

Com entrada franca, a mostra fica em cartaz até 17 de junho. Se você estiver na cidade do Rio não perca a oportunidade de conhecer a obra de um dos maiores fotógrafos da história francesa.

Nascido na cidade de Gentilly (em 14/4/1912), Robert Doisneau, desde o início da carreira, se mostrou apaixonado pelas ruas. Influenciado pelos trabalhos de Henri Cartier-Bresson, Eugène Atget e André Kertész, ganhou fama por fotografar a vida social de Paris e dos arredores, sem distinção de classe social: uma visão da fragilidade humana e das contradições da vida. Se tornou tão popular que muitas de suas imagens – principalmente as do período entre o fim da II Guerra até os anos 1950 – são vendidas até hoje na França como calendários e postais, com destaque para “O Beijo do Hotel de Ville” (“Le baiser de l´Hôtel de Ville”), de 1950 (foto acima), talvez sua fotografia mais icônica – que faz parte da exposição.

Ao longo da carreira, o trabalho de Doisneau foi publicado em mais de 20 livros. Foi tema de cerca de nove filmes, incluindo o curta-metragem “Le Paris de Robert Doisneau” (1973) e “Bonjour Monsieur Doisneau” (1992), realizado pela atriz Sabine Azéma. Entre os prêmios, destacam-se o Grand Prix National de la Photographie (1983), o prêmio Kodak (1947), o prêmio de Balzac em 1986 (Honoré de Balzac) e o
Prêmio Niépce em 1956 (Nicéphore Niépce). Robert Doisneau morreu em 1994.

Simplesmente Doisneau
Data: 8 de março até 17 de junho de 2012
Hora: ter. a dom. das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro –
RJ)
Preço: grátis
Classificação Etária: livre
Informações/Contatos: 21 3261-2550

written by lgs_rio on 2012-03-07 #news #rio-de-janeiro #paris #fotografia #exposicao #franca #robert-doisneau

More Interesting Articles