Como cuidar da sua Olympus Trip 35

1

A Olympus Trip é uma ótima câmera. E robusta também! Mas isso não significa que ela não precise de cuidados especiais. Veja aqui como cuidar da sua.

A Olympus Trip é uma ótima câmera. Ela foi fabricada de 1967 a 1984 no Japão e vendeu mais de 10 milhões de unidades. Isso é bom, porque significa que você poderá facilmente obter uma em bom estado de conservação.

É uma clássica câmera “point and shoot” (mire e dispare). O sistema de focagem é zonal, com quatro opções: 1m, 1.5m, 3m e infinito. A abertura das lentes Zuiko pode ser ajustada manualmente de f.2.8 a f22, além de apresentar o modo automático “A” (recomendado). Há apenas duas velocidades de disparo, 1/40s e 1/200s. Quando no modo A a câmera escolherá a velocidade apropriada; quando a abertura é ajustada manualmente, a câmera disparará apenas a 1/40s.

O sistema de exposição automática funciona a partir de uma célula de selênio acoplada às lentes. No modo A, este sistema escolherá a abertura e a velocidade adequadas à situação. Além disso, o ISO do filme que você está usando deverá ser selecionado manualmente em um anel também acoplado às lentes. Se não houver luz suficiente para a foto uma bandeira vermelha aparecerá no visor e a câmera se recusará a disparar. O visor tem marcações para correção de paralaxe.

Veja algumas fotos que tirei com ela (ela adora filmes PB!):

Seu corpo é robusto e sua mecânica é muito precisa. Mas a sua robustez não dispensa cuidados! E é sobre isto que falaremos agora.

Como dito, a exposição automática funciona com base em uma célula foto-elétrica de selênio. Com o tempo esta célula gasta, inutilizando a câmera. Mas há um remédio! A vida útil da célula é medida por tempo de exposição à luz. Então, quando não estiver fotografando, mantenha as lentes tampadas ou a câmera dentro do case. Se você não tiver nenhum dos dois, deixe-a dentro de uma mochila ou saquinho escuro. Isto prolongará a vida útil da sua Trip por muitos e muitos anos!

O meu exemplar era de um familiar. Foi fabricada em outubro de 1978, mas foi mantida guardada por quase todo este tempo. Está como nova! Este é um cuidado especial para a Trip. Mas além disso, outras coisas básicas devem ser lembradas, como para qualquer câmera.

Água, poeira, areia e neve não são boas ideias. Por ser um mecanismo de grande precisão, quedas, batidas e manejo brusco também devem ser evitados. As lentes Zuiko são de excelente qualidade, então preserve-as! Evite o toque direto nelas, utilize a tampa das lentes sempre que não estiver fotografando e, se possível, utilize um filtro UV para proteção (sim, ela comporta filtros!).

Com estes cuidados a sua Trip será sua companheira por muitos e muitos anos, será usada por seus filhos e, quem diria que não, por seus netos!

written by gregoriobruning on 2012-03-06 #gear #tutorials #trip #camera #cuidado #olympus #tipster #35 #dica #camera #preservacao

One Comment

  1. unreveur
    unreveur ·

    Belo artigo! Minha trip está com um problema que eu não sei o que é. Tirei várias fotos com ela, e quando eu as revelei saíram sem imagem... Ou as que aparecem alguma coisa, ficaram borradas e pouco nítidas. :/

More Interesting Articles