Jardim das Sensações

1

Aproveitar uma caminhada no clássico Jardim Botânico Fanchette Rischbieter é algo que não pode faltar para quem vem à Curitiba. Um dos mais belos cartões postais da cidade, inspirado nos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na sua entrada. Com uma vasta área de 278 mil m², abriga um capão de mata atlântica preservada, lindos jardins, um Museu Botânico, Estufas com diversas espécies vegetais nacionais e internacionais, o Espaço Cultural Frans Krajberg e áreas para prática esportiva.

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba é uma homenagem a urbanista Francisca M. Garfunkel Rischbieter, uma das precursoras em planejamento urbano da cidade, considerada a capital ecologia.

O Jardim Botânico é meu ponto turístico favorito na cidade, cheio de belezas e encantos, desperta diferentes sensações em todos os seus espaços. Os visitantes podem deliciar-se olhando as espécies de flores, aspirar o perfume das plantas, sentir a terra e a grama, ouvir o som do vento e da fonte d’água.

No ponto central encontra-se uma grande estufa feita de ferro e vidro com estilo Art-Noveau projetada pelo arquiteto Abrão Assad inspirado no Palácio de Cristal de Londres do século 19. Dentro dela, há plantas características de regiões tropicais e Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Da grandiosa estufa, ainda, é possível ter uma vista privilegiada dos belos jardins.

Em seu entorno há o Museu Botânico Municipal que conta com um amplo espaço para exposições de flores e plantas, Educação Ambiental, auditório e biblioteca específica para consulta local. Possui um acervo com mais de 300 mil diferentes plantas secas, com todo esse rico material de pesquisa botânica, é considerado um dos maiores herbários do Brasil.

Também não posso esquecer de mencionar a área para prática de atividades físicas, com espaço apropriado para alongamento, caminhada e ginástica, quadras, de futebol, vôlei e tênis e um velódromo, tudo devidamente sinalizado com placas de orientação; sem falar no bistrô e na loja de artesanato e souvenires que é repleta de lembrancinhas desse lugar encantador e inesquecível.

Para saber mais

Esse passeio foi feito pela Jacqueline Deller do blog Gringa Blasé e sua câmera La Sardina. E você também tem algum lugar da sua cidade que quer nosa apresentar?

Mande para nós!

written by tishpolk on 2012-03-01 #places #location #museu #jardim-botanico #aventuras-urbanas #estufa #art-noveau #jardim-das-sensacoes

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

One Comment

  1. jeniferricken
    jeniferricken ·

    O Jardim botânico realmente é um passeio que vale a pena...
    Pela paisagem ou pela infinidade de espaço gramado pra sentar e relaxar um pouco...

    Belo Artigo.... Parabéns!

More Interesting Articles