Mestres Americanos: Alfred Hitchcock

Se tratando de filmes de suspense e thrillers psicológicos, o cineasta e produtor britânico Alfred Hitchcock foi responsável por alguns dos melhores que o mundo conheceu e viu. Nesta edição dos Mestres Americanos, prestaremos homenagem ao brilhante e pioneiro cineasta conhecido como O Mestre do Suspense.

Foto via TV Tropes.

Sir Alfred Joseph Hitchcock nasceu dia 13 de Agosto de 1899, em Leytonstone, Londres, Inglaterra. Seu pai, um quitandeiro, se chamava William Hitchcock, e sua mãe, Emma Jane Hitchcock (seu nome de solteira era Whelan). Alfred diz ter tido uma infância protegida e solitéria, marcada por diversos episódios de abuso. Essas experiências ruins seriam, futuramente, temas bastante recorrentes em alguns de seus filmes.

Hitchcock exibiu seu lado imaginativo e criativo durante seu trabalho na área publicitária de uma empresa de cabos, Henley. Ele começou a fazer pequenos artigos regularmente para a publicação da companhia em 1919. Foi também durante esse tempo que Hitchcock passou a se interessar por fotografia e logo se aventurou a trabalhar na produção de filmes em Londres. Arranjou um emprego na Paramount Pictures, onde era responsável pelos designs dos cartões que apareciam em diálogos de filmes mudos. Em apenas cinco anos, passou deste cargo para diretor de filmes.

Alfred Hitchcock no set. Foto via Movie Retrospect.

Depois de estabelecer sua carreira no cinema britânico com seus filmes mudos e alguns falados, Hitchcock se mudou para Hollywood e se tornou um cidadão americano em 1956. Ele desenvolveu um estilo que se inclina para o suspense e os thrillers psicológicos, o que mais tarde o renderia o título de “O Mestre do Suspense”.

Seu primeiro filme americano, intitulado Rebecca, a Mulher Inesquecível, lançado em 1940, um thriller psicológico noir que garantiu ao produtor, David Selznick, o Oscar de Melhor Filme. Logo, Hitchcock passou a dirigir uma diversa seleção de filmes: desde a comédia romântica Um Casal do Barulho em 1941, o drama jurídico Agonia de Amor em 1947, até o perturbador filme noir A Sombra de uma Dúvida, em 1943 (que é, de todos os filmes do cineasta, seu favorito).

Os anos 1950 foram o pico da carreira de Hitchcock, com o brilhante diretor trabalhando em alguns populares filmes com Grance Kelly, como
Disque M Para Matar (1954), Janela Indiscreta (1954), e Ladrão de Casaca (1955). Na última pernada dos anos 50 e começo de 60, Hitchcock filmou suas películas mais famosas: Intriga Internacional (1959), Psycho (1960), e Os Pássaros (1963).

Para encerrar com estilo, vamos assistir a clássica cena do chuveiro do filme Psycho abaixo:

Todas as informações para esse artigo foram tiradas de PBS.org e Alfred Hitchcock on Wikipedia.

written by plasticpopsicle on 2012-02-23 #videos #lifestyle #psycho #lomography #hitchcock #lifestyle-analogico #alfred-hitchcock #diretor #serie-mestres-americanos #cineasta
translated by giuli

More Interesting Articles