Konica Pop

1

A Konica Pop (conhecida como C35 no Japão) é uma câmera 35mm point-and-shoot japonesa popular e compacta. Ela foi fabricada em 1982. Possui apenas algumas opções de settings como: ajuste de ISO 100 a 400, sendo bastante fácil de usar. Recentemente adquiri essa câmera e já a amo!

As especificações da Konica Pop:

- Lente: 36mm, abertura máxima de f/4. Modelos mais antigos eram marcados ‘Hexanon’; mas a partir de 1985, deixaram de ser.
- Velocidade do obturador: fixo em 1/125s
- Flash compacto que aparece (pop!) quando necessário, por isso o nome da câmera
- Botão para flash em close-up (altera a abertura de acordo)
- Seleção de ISO de 100 a 400, apenas
- Suporte para tripé
- Manivela dobrável (metal) para rebobinar o filme do lado do corpo da câmera
- Bateria: 2 pilhas AA (para o flash)

Em nosso penúltimo dia em Cannes para o festival de filmes, voltando a pé para o apartamento depois de passar um bom tempo assistindo filmes, passei por uma pequena loja de câmeras. Decidi entrar para dar uma olhada. Lá dentro haviam muitas câmeras diferentes e um vendedor bastante simpático. Começamos a conversar enquanto eu olhava as prateleiras. Acabei comprando uma Polaroid SX-70 em perfeito estado e o dono me deu, de brinde, uma Konica Pop que eu havia achado na parte de trás de uma prateleira empoeirada. Ele nem sabia de suas existência até aquele momento.

Assim que cheguei no meu apartamento, abri meu brinquedinho para ver se tudo estava funcionando perfeitamente. Só precisei raspar um pouco da oxidação na parte das pilhas para que o flash funcionasse, e o resto estava perfeito.

Mas a primeira coisa que eu notei ao abrir essa câmera, por conta de sua idade e pelo fato de não ter sido guardada nas melhores condições, foi que a espuminha que protege a câmera da luz estava completamente podre e se descolando. Decidi limpá-la e descolei a espuminha por conta própria. Depois disso, carreguei um rolo de filme cromo xpro para nosso último dia em Cannes e comecei a disparar louca e alegremente. Pensei que teria muitos light leaks por conta da ausência da espuminha, mas, depois de pensar um pouco, decidi que estava satisfeito com os resultados e não substituiria as velhas espuminhas por nada.

Para concluir, você, lomógrafo empolgado, que realmente aprecia a Regra de Ouro #10 da Lomography: “Não ligue para as Regras”, com os ajustes simples dessa câmera, será possível fotografar qualquer um, qualquer coisa, a qualquer hora! Apenas tente e seja tão feliz com ela quanto eu sou!

Obrigada por ler e LOMO em frente!

written by mikahsupageek on 2012-02-28 #gear #35mm #review #point-and-shoot #lomography #simples #konica-pop #review-de-usuario #japonesa #camera-compacta #camera-de-filme
translated by giuli

One Comment

  1. mikahsupageek
    mikahsupageek ·

    @giuli Thanks for the translation =)

More Interesting Articles