Dicas para curtir e clicar o carnaval de rua do Rio.

Pois é, o ano começa e com ele os tamborins, cuícas e agogôs… e o carioca é tão ansioso que não consegue esperar os 5 dias de folia!

Eu não chego a ser um passista mas gosto de andar por ai, com algumas câmeras na mão e muitos filmes na mochila!

No sábado, dia 12 de fevereiro, uma semana antes do carnaval, peguei uma Horizon Perfekt e saí para dois blocos (Fogo & Paixão e Empolga às 9), clicando alguns foliões.
A Horizon é uma câmera incrível e traiçoeira! É preciso ficar atento, são muitas regulagens de luz e qualquer vacilo, pronto. Perdeu!

E como desafio pouco é bobagem, para dificultar mais as coisas, resolvi que o filme do dia seria o Lomography Chrome X-Pro 100/35mm. Vale lembrar que filmes cromo são mais difíceis de usar porque possuem latitude muito pequena, ou seja, se a fotometragem (medição de luz) estiver meio ponto errada (para cima ou para baixo) a foto está praticamente perdida.

Por isso o filme Cromo deve ser usado em situações de luz perfeita e quanto menos regulagem a câmera possui, mais fácil.

Pode parecer contraditório, mas uma câmera lomográfica que não tem regulagem de exposição (ex. fisheye, la sardina, diana mini, holga…) já é fabricada com a relação de velocidade do obturador e abertura de diafragma pensada para funcionar em 99% das situações.

Créditos: philippe_machado

No caso dessas fotos, optei pela revelação cruzada, ou seja, mandei revelar o filme cromo como se fosse um negativo comum.

Bom, vamos falar de carnaval que o papo ficou muito técnico.

Minhas grandes apostas fotográficas para esse carnaval são: Céu na Terra (sábado em santa teresa), Empolga às 9 (sábado na praia de copacabana) Bangalafumenga (domingo no aterro), Orquestra Voadora (terça no MAM).

Sei que tem gente com muito mais saúde e disposição, mas eu tenho que me guardar porque quarta já é dia de trabalho! Afinal de contas a Lomography tem que abrir a nova Gallery Store em Março!!!

As dicas para quem está estreando na lomografia carnavalesca são: acordem cedo! procurem fotografar no sol! fiquem atentos as regulagens! lembrem do foco! e divirtam-se muito.
Quem esbarrar comigo, dá um toque que eu tiro uma foto!

E não esqueça de participar da competição de carnaval que está rolando.

Bom carnaval!

Para ver mais fotos de Carnaval tiradas pelo philippe_machado territory manager do Rio de Janeiro clique aqui

written by lgs_rio on 2012-02-16 #gear #tutorials #carnaval #rio-de-janeiro #tipster #lomography-gallery-store #fotografia-urbana

More Interesting Articles