Sem tripé, sem problemas!

Eu sei que este artigo pode ser óbvio para muitos lomógrafos experientes, mas eu tive de fotografar por oito meses até me dar conta de que eu poderia fazer longas exposições sem a ajuda de um tripé. Então, para os novatos aqui: não tenham medo de tentar exposições demoradas sem algum equipamento.

Créditos: kneehigh85

Como eu mencionei acima, fotografei longas exposições por algum tempo antes de me dar conta de que eu não precisava ficar sempre ao lado do meu namorado, esperando para pedir o tripé dele emprestado e tirar minhas fotos. Conforme fui ganhando mais experiência, comecei a gostar de não ter um tripé e de me divertir inventando modos de manter minha câmera bem apoiada durante uma longa exposição. Obviamente, a maior superfície plana que você vai encontrar é o chão, e uma boa parte das minhas fotos noturnas são resultado de minha câmera posicionada no chão.

Créditos: kneehigh85

Depois de ter feito isto algumas vezes, eu comecei a gostar da parte do pavimento que aparece nas fotos, e fiz isto até de dia, como vocês podem ver abaixo.

Créditos: kneehigh85

Quando o chão não é uma boa opção, ou você quer um pouco mais de altura, pode ser legal tentar apoiar sua câmera contra uma superfície vertical, como uma parede ou um poste de luz, bem como eu fiz nas fotos abaixo.

Créditos: kneehigh85

Ultimamente, eu também me tornei fã de colocar a câmera sobre a mesa para fazer longas exposições, já que, deste modo, você consegue ângulos muito bons.

Créditos: kneehigh85

Eu obtive algum sucesso aplicando a técnica HQME (High Quantity Multiple Exposure ou, em português, Multipla Exposição de Alta Quantidade), utilizando a parede como superfície. O que eu fiz foi: coloquei a minha Holga 120 contra a parede, utilizando um lençol para prevenir arranhões; apontei a lente para o objeto a ser fotografado, ajustei a distância e, então, usei minha mão esquerda para segurar a câmera firmemente, a fim de que ela não se movesse muito durante o disparo. Eu fiz de 20 a 30 exposições do mesmo objeto e obtive a foto abaixo, que me deixou muito satisfeita, uma vez que eu tinha recebido alguns comentários dizendo que seria impossível fazer a HQME deste modo.

Créditos: kneehigh85

written by kneehigh85 on 2012-02-09 #gear #tutorials #camera #bulb #tipster #dica #dicas #chao #camera #longa-exposicao #superficie
translated by paulabridi

More Interesting Articles