10 Dicas Rápidas Para Melhorar Suas Fotos

2

Você comprou ou achou na sua casa uma camera analógica e quer começar a usá-la? Já queimou seu primeiro rolo e os resultados não agradaram? Essas 10 dicas básicas podem lhe ajudar bastante a corrigir os erros mais comuns da fotografia.

Foto via bmstretch

O começo é sempre dificil, o primeiro rolo nunca sai legal. Com essas dicas, voce irá conseguir corrigir os erros mais comuns e melhorar suas fotos.

1 – Aproxime-se do objeto. Tente se aproximar até ver no visor os elementos mais importantes.

Superexposta

Subexposta

2 – Verifique se sua câmera, seja ela manual ou automática esta regulada para dar a exposição correta. Nas câmeras automáticas, fique atento para regular a sensibilidade do filme (ISO, ASA ou DIN) e, em algumas, a velocidade do obturador e a abertura.

3 – Observe com cuidado o fundo e o primeiro plano pelo visor. Elementos confusos ou desarrumados tiram o impacto do motivo. Quanto mais simples suas fotos, melhor.

Foto via andyhallphoto

4 – Para obter a exposição correta com câmeras simples, as fotos devem ser feitas dentro da faixa de distancia flash-motivo. Com câmeras automáticas e câmeras manuais, a distância determina a regulagem necessária.

5 – Segure a câmera com firmeza. Fotografias tremidas geralmente são causadas por mãos trêmulas ou falta de delicadeza ao acionar o obturador. Segure a câmera com as duas mãos, apoiando na testa e pressione o obturador com delicadeza.

6 – Familiarize-se com a sua câmera. Conheça seus recursos, seus ajustes e também suas deficiências.

7 – Deixe o motivo ligeiramente fora do centro. Quando se coloca o motivo rigorasamente no centro da foto, ele parecerá estático e até monótono. Procure o melhor enquadramento para diferentes motivos. Algumas câmeras produzem fotos quadradas, outras produzem fotos retangulares. Se a sua produz fotografias retangulares, voce poderá obter tanto fotos horizontais quanto verticais, dependendo de como você segurar sua câmera.

8 – Em vez de deixar as pessoas de forma incômoda e tensa, experimente entretê-las com uma atividade natural e absorvente para que desviem seus olhos de você e da câmera. Quando as pessoas estão fazendo alguma coisa familiar, seus corpos e rostos ficaram mais descontraídos.

Foto via Photanic

9 – Observe a direção em que a luz incide sobre a cena. Numa luz forte e direta as pessoas tendem a franzir os olhos e as sombras são quase sempre desagradáveis. A luz lateral ou a contraluz pode ser mais conveniente do que a luz frontal. Se a câmera permitir, experimente fotografar na sombra ou em um dia nublado.

10 – Tire varias fotos. Todos os profissionais sabem que quanto maior o número de fotos batidas, maior a possibilidade de obter boas fotos. Comparado com algumas das raras cenas que voce encontrar, o filme é muito mais barato do que uma boa foto perdida.

written by vctrrl on 2012-01-26 #gear #tutorials #tutorial #tipster #filme #dicas #camera #fotografia-analogica #basico

2 Comments

  1. fuia
    fuia ·

    Eu estou com um problema sério: não estou conseguindo tirar fotos decentes com minha nova LC-A+. Com outras câmeras analógicas "não-lomo" não tenho qualquer problema. Mas com a lomo já testei vários filmes e a princípio me falaram com que eu não devia estar colocando o filme corretamente. Verifiquei isso, mas continua dando errado, em especial nos filmes slide (no comum acontece menos - mas acontece). Mas é estranho, pq numa mesma sequência de fotos (ou seja, mesmo filme, mesmo iso, mesma luminosidade da cena - fiz de propósito algumas vezes pra testar foco), algumas fotos queimam, outras ficam escuras demais e umas poucas ficam boas! Estou ficando desesperada, ainda mais numa câmera que todos dizem ser tão simples e tão fantástica! Se continuar assim vou vendê-la!

  2. joao-pedro
    joao-pedro ·

    esse texto não foge um pouco às 10 regras da lomo?, sabe, ele funcionária super bem com uma Dslr, acho que seria legal fazer um com uma noção de tempo de exposição e fotos noturnas, explicando um pouco dos macetes na hora de fazer. Bem ao meu parecer seria mais interessante nesse contexto.

More Interesting Articles