Subexponha, por favor

Uma pequena orientação na hora de fazer uma foto subexposta ;)

As subexposições são produzidas quando a quantidade de luz que chega ao filme é menor do que a deveria. A foto fica escura, pouco definida com uma exagerada quantidade de grão…

Créditos: beni

Nem sempre pode ser o resultado que buscamos. No entanto é possível que se encontre um certo gosto artístico dependendo da ação em questão: maior saturação, profundidade de campo aumentada, etc. Geralmente a subexposição é um resultado de:

a) Que nos esquecemos de mudar a configuração da câmera, por exemplo, quando temos utilizado um filme de sensibilidade 800 e logo após usamos um de iso 100.

Créditos: beni

b) Que a pilha já tenha acabado e como conseqüência o obturador não funcione corretamente.

Créditos: beni

Na intenção ou não de conseguir uma subexposição, o certo é que se queremos chegar a produzir boas duplas exposições (próprias ou de outros) deveríamos ter em conta o fator de subexposição: se subexpormo o filme na primeira vez, conseguimos maior definição na segunda foto. Ao subexpor, conseguimos uma maior superfície de zona escura.

Créditos: beni

Para fazer uma subexposição, simplesmente colocamos uma configuração “maior” que a sensibilidade do filme que estamos usando, por exemplo: temos um filme que tenha a sensibilidade real de 100 e queremos subexpô-lo. Apenas temos que configurar a câmera para sensibilidades maiores, como: 200, 400, 800… Igual com filmes de outras sensibilidades, sempre uma configuração “maior”.

Créditos: beni

Boas Fotos!

written by beni on 2012-01-25 #gear #tutorials #lc-a #tipster #doubles #lc-a #double-expo #subexpose #duplas-exposicoes #truques-rapidos #camara #subexposicao #duplos
translated by dizcosta

More Interesting Articles