Subexponha, por favor

Uma pequena orientação na hora de fazer uma foto subexposta ;)

As subexposições são produzidas quando a quantidade de luz que chega ao filme é menor do que a deveria. A foto fica escura, pouco definida com uma exagerada quantidade de grão…

Créditos: beni

Nem sempre pode ser o resultado que buscamos. No entanto é possível que se encontre um certo gosto artístico dependendo da ação em questão: maior saturação, profundidade de campo aumentada, etc. Geralmente a subexposição é um resultado de:

a) Que nos esquecemos de mudar a configuração da câmera, por exemplo, quando temos utilizado um filme de sensibilidade 800 e logo após usamos um de iso 100.

Créditos: beni

b) Que a pilha já tenha acabado e como conseqüência o obturador não funcione corretamente.

Créditos: beni

Na intenção ou não de conseguir uma subexposição, o certo é que se queremos chegar a produzir boas duplas exposições (próprias ou de outros) deveríamos ter em conta o fator de subexposição: se subexpormo o filme na primeira vez, conseguimos maior definição na segunda foto. Ao subexpor, conseguimos uma maior superfície de zona escura.

Créditos: beni

Para fazer uma subexposição, simplesmente colocamos uma configuração “maior” que a sensibilidade do filme que estamos usando, por exemplo: temos um filme que tenha a sensibilidade real de 100 e queremos subexpô-lo. Apenas temos que configurar a câmera para sensibilidades maiores, como: 200, 400, 800… Igual com filmes de outras sensibilidades, sempre uma configuração “maior”.

Créditos: beni

Boas Fotos!

written by beni on 2012-01-25 #gear #tutorials #lc-a #tipster #doubles #lc-a #double-expo #subexpose #duplas-exposicoes #truques-rapidos #camara #subexposicao #duplos
translated by dizcosta

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles