Capta II: Um Velha Beleza Espanhola

1

A Capta II é uma câmera rara espanhola dos anos 50 que é muito simples. Se você tiver a sorte de se deparar com uma em boas condições, podera ter resultados fantásticos, como eu!

É estranho como uma câmera rara espanhola pode acabar nas mãos de australianos, mas aconteceu. Minha mãe saiu de férias para Londres no início deste ano e decidiu comprar algumas máquinas fotográficas vintage para mim, porque ela sabe o quanto eu as adoro. Ela não as comprou de presente entao eu fiquei de uma hora pra outra sem dinheiro, o que eu não estava gostei, mas os resultados que obtive com a Capta II fez tudo valer a pena.

Quando eu a recebi, queria saber mais sobre ela, especialmente como abri-la. Fui ao Google, é claro, mas não achei quase nenhuma informação sobre ela. Encontrei um site australiano chamado Câmeras Downunder que tinha um pouquinho de informação sobre a história da câmera. É uma câmera espanhola fabricada pela Matutano Indústrias de Valencia na década de 1950. É feita de baquelite, possui uma lente de menisco, e um obturador em folha. Há duas opções de obturador: * P * que é bulbo, e * I * que é a velocidade normal do obturador. Para alterar a velocidade do obturador você deve puxar ou empurrar um pequeno botão do lado direito; altamente complexo, eu sei. Usa filme 120. Para abrir a parte de trás, há duas guias no lado esquerdo que você tem que empurrar e puxar para abrir, como uma bolsa, uma bolsa de baquelite. Tem também um tripé na parte inferior que vem a calhar já que não há muitas opções para velocidade do obturador.

Então, depois de finalmente abri-la, coloquei um rolo de Kodak Portra 160VC (expirou 2001) aqui estão os resultados:

Créditos: jschussler

Enquanto eu estava digitalizando e cortando as fotos percebi que eles eram bastante curvas como dá pra ver nas imagens a seguir. Olhei por dentro da câmera e vi que suas paredes estavam ligeiramente deformadas. Alguns podem achar isso ruim, mas eu achei que acrescenta personalidade as fotos.

A minha foto preferida produzido a partir da Capta II é essa:

Créditos: jschussler

Eu acho que os benefícios desta câmera superam os problemas. Se você encontrar uma em bom estado como o minha, poderá desfrutar de imagens nítidas e de uma câmera com corpo muito resistente. Ela tem poucas funções por isso podemos considerá-la uma câmera lomográfica. Os únicos problemas que tive com ela foi ao abrir – não há nenhuma dobradiça, são basicamente duas peças de baquelite grudadas de forma bastante firme. Um instrumento sem corte ou de força bruta é recomendado para abri-la. Achei quase impossível abrir no inicio. Desisti e coloquei no meu colo, ela escorregou, caiu no chão de azulejos e acabou abrindo. Não é meu método preferido de lidar com uma câmera vintage, mas funcionou! É um pouco pesada, mas valeu a pena o esforço de transportar.

Se você tiver a sorte de encontrar uma destas belezas raras em bom estado eu recomendo, você terá muitas aventuras. Não há muita informação na internet sobre ela por isso se você gosta de um desafio e está interessado ​​em possuir um pequeno pedaço da história, é uma boa escolha.

written by jschussler on 2012-01-23 #gear #review #bakelite #vintage-camera #lomography #spanish #user-review #capta-ii #objetivo-super-capta
translated by vctrrl

One Comment

  1. sixteentimes
    sixteentimes ·

    Tem uma para vender aqui: www.artesacentenaria.es/Capta-II-Spanish-photographic-camer…
    Com capa e tudo. 75.00 €

More Interesting Articles