Holga 120S: A Câmera Que Começou Tudo

Já ouviu a história das legendárias câmeras Holga? Bom, tudo começou com esse pequeno bebê preto, de plástico e divertido sendo o primeiro modelo de todos. Mas você sabia que esse bebê também me trouxe ao mundo da fotografia analógica e à Lomografia?

Há alguns anos um amigo do meu pai, que é fotógrafo, me deu um objeto preto em particular. Foi um presente leve, de plástico e bem diferente. É claro que era uma câmera! Mas o que a fez realmente especial é que ela não era uma câmera qualquer. Meu pai estudou cinema e teve cursos de fotografia na escola. Então ele explicou para mim que essa era uma câmera de filme e que todos no passado usavam filme, antes das câmeras digitais aparecerem. Eu sempre fui interessada por fotografia, mas eu percebi que as digitais não têm significado, agora que as coisas podem ser apagadas, substituídas e editadas.

Essa Holga 120S foi o primeiro modelo já feito. Lente de plástico, única velocidade do obturador, 2 aberturas (com sol e nublado) uma sapata (enferrujada), não tem suporte de tripé, não tem opção de botão de disparo, e uma moldura incluída (eu não tenho ideia de que tamanho é, eu apenas uso). Mas a melhor das qualidades da minha Holga é que ela PAROU DE SER VENDIDA (mas vale muito pouco).

Durante semanas, essa câmera ficou me encarando da estante de livros, me hipnotizando com os seus olhares, querendo que eu a usasse. Então um dia eu descobri que filme 120mm ainda existe e logo comprei um rolo. Eu procurei na internet como colocar o filme na minha preciosa Holga e como cuidar dela. Eu vi várias fotos com a saturação e cores em destaque e eu fiquei simplesmente impressionada. Depois que terminei meu rolo, eu perguntei para o meu amigo que tem uma actionsampler onde eu deveria revelar meu filme e, depois de 3 dias, aqui estão os resultados:

Eu sei que elas estão subexpostas, com muito vazamento de luz, FOI MAL. Eu não sabia o que isso significava naquele momento, mas eu fiquei encantada com os resultados e motivada a comprar mais rolos e fotografar! Depois de meses conhecendo o meu bebê, eu o dominei bem.

Infelizmente, meu bebê cresceu e eu vi que estava faltando alguma coisa. Então eu comprei a Diana F+ Porém, eu ainda anseio a minha Holga depois de um tempo. Eu consigo vê-la voltando em breve.

written by domo-guy on 2012-03-10 #gear #120 #review #holga #lomografia #plastico #camera #basico #critica-do-usuario #publicacao #parou-de-ser-vendida #holga-120s
translated by tatirc

More Interesting Articles