Como aproveitar ao máximo o seu rolo de 35mm

2

Esta dica mostrará como carregar o filme 35mm na câmera para aproveitá-lo ao máximo, conseguindo até 38 frames em um filme de 36. O procedimento deverá ser feito com muito cuidado para que funcione.

Sempre que eu li ou assisti vídeos sobre como carregar um filme 35mm na câmera as orientações são sempre as mesmas: após encaixar o filme corretamente, avance o filme completamente, feche a câmera, dispare uma vez, avance novamente e dispare outra vez em branco. Este procedimento é, certamente, o mais seguro.

Entretanto, pensei como poderia aproveitar mais o filme, afinal o processo todo (comprar, revelar e ampliar/digitalizar) é bastante caro. Então bolei este esquema que, com cuidado, poderá fazê-lo aproveitar ao máximo seu rolo de filme 35mm. Você precisará de uma câmera e de um rolo de filme 35mm!

Em primeiro lugar, abra a câmera, encaixe o rolo, e puxe um pouco do filme normalmente para encaixar os buracos nas travas de sua câmera.

Certifique-se que o filme está bem preso nas travas, ou pequenas engrenagens para avanço do filme que sua câmera possui. Então, com a câmera aberta mesma, inicie o avanço do filme, segurando-o com a outra mão para se certificar que ele realmente encaixará. Avance apenas o suficiente para ter a certeza de que o filme está preso.

Então feche a câmera e termine de avançar o filme. O primeiro frame evidentemente sairá inteiramente preto, afinal você o expôs com a câmera aberta. Mas a exposição normal já será possível no segundo frame!

Certifique-se que o filme está avançando corretamente e que está, portanto, preso corretamente observando se quando você avançar o filme após o fechamento da câmera a manivela de rebobinagem está girando. Dispare uma vez e você estará pronto para começar!

Agora você está pronto para conseguir até 38 exposições em um filme de 36! Mas atenção! O primeiro frame poderá ser cortado um pouco, dando aquele efeito de queimado na lateral esquerda, o que pode ser até muito legal!

written by gregoriobruning on 2012-01-18 #gear #tutorials #tipster #dica #camera #filme-35mm-38-exposicoes-aproveitar-carregar-utilizar

2 Comments

  1. blurry
    blurry ·

    Essa dica aqui é bem útil, também: www.lomography.com.br/magazine/tipster/2011/10/06/carregand…

  2. mscudeler
    mscudeler ·

    Meus filmes sempre dão mais que 36 poses, talvez porque eu nunca tenha visto um tutorial de como colocar o filme na camera, quando vejo que o filme ja está preso, ja fecho e passo pra frente, todos os filmes têm a primeira foto queimada, tipo essa que foi minha primeira foto com a La Sardina:
    www.lomography.com.br/homes/mscudeler/albums/1776953-first-…

More Interesting Articles