Brincando com Luz: Tokihiro Sato

Light paintings e longas exposições continuam sendo as técnicas favoritas de Lomógrafos e fotógrafos analógicos, utilizando luz para criar imagens interessantes. O internacionalmente aclamado Tokihiro Sato tem feito apenas isso — brincar com luz para capturar fotografias que são sonhadoras, atrativas e extraordinárias.

Foto por Tokihiro Sato via Photo Arts

Há anos, o estimado fotógrafo japonês Tokihiro Sato tira bonitas fotos em branco e preto com exposição extendida, usando uma câmera de grande formato equipada com filtro escurecedor. Muitos fotógrafos já fizeram isso, mas o que diferencia seu trabalho dos outros é seu processo criativo. Para tirar uma foto, ele usa luz para criar imagens divertidamente imaginativas.

Durante o dia, Takihiro anda por aí com um espelho em mãos, direcionando a luz refletida para sua câmera em intervalos. De noite, anda pelos lugares escolhidos com uma lanterna, direcionado a luz para a lente da câmera, periodicamente, de forma que cria pontos de luz em suas imagens. Esse processo de exposição dura de uma a três horas, resultando em imagens que nos transportam para mundos que mais parecem sonhos. Ao invés de vagalumes, fadas festejam e saltam ao redor da câmera.

Fotos por Tokihiro Sato via Photo Arts e Leslie Tonkonow Artworks + Projects

Os trabalhos de Sato’s foram publicados em diversos livros, o mais recente sendo Photo Respiration, publicado em 2005. Infelizmente, o livro parou de ser produzido e suas cópias existentes custam mais de 100 dólares. Tokihiro também exibiu seu trabalho em diversas exposições ao redor do mundo desde o começo de 1980 e, mas recentemente, no Tennessee, Nova Iorque e São Francisco.

Toda a informação para esse artigo foi tirada de Tokihiro Sato on Wikipedia, Leslie Tonkonow Artworks + Projects, NPR, Japan Exposures e Photo Arts.

written by plasticpopsicle on 2012-01-16 #lifestyle #lomography #luz #japones #brincar #branco-e-preto #lifestyle-analogico #tokihiro-sato #artistas-orientais #fotos-branco-e-preto #brincando-com-luz
translated by giuli

More Interesting Articles