Explorando a Lubitel: Usando Flash

Sejam bem vindos a mais uma aula sobre a Lubitel 166+.

Desta vez vamos falar sobre o uso de flash com a Lubitel 166+.

Uma das melhorias da Lubitel 166+ em relação à versão antiga é a sapata para flash sincronizado. Graças a ela, você pode usar o Colorsplash Flash ou o flash da Diana e disparar uma explosão de cores nos assuntos das suas fotos facilmente.

Sendo a Lubitel uma câmera que requer certa intimidade mesmo ao se fotografar à luz do dia, no escuro você vai precisar da familiaridade de um verdadeiro amante para conseguir o melhor desta câmera. Você quer uma foto perfeita, mas mal enxerga a sua mão, imagine então o guia da sua câmera. O que fazer?

A resposta é que você deve estar preparado, deve estar à frente. E você pode fazer isto entendendo como Lubitel funciona, tanto em relação ao flash quanto às diferentes velocidades dos filmes.

O ideal é configurar a exposição para 1/60 de segundo ao fotografar com flash. Pode-se usar outros tempos de exposição, mas a diferença não será muita, já que a exposição só ocorrerá, basicamente, durante o flash de luz. 1/60 de segundo é um valor seguro.

Quanto ao f-stop, a abertura do diafragma, depende de algumas coisas, como a distância do seu objeto, a velocidade do seu filme e, é claro, a luminosidade do flash. A abertura é o tamanho do furo que deixa a luz passar na lente. Quanto maior for o número de f-stop, menor será a abertura. Ao fotografar com flash, saber a distância do seu objeto é crucial.

Também é preciso levar em conta o ISO do seu filme e a força do flash. Um filme mais rápido e um flash mais forte lhe permitirão usar uma abertura de diafragma menor. Da mesma forma, se estiver fotografando com um filme de ISO 100, você precisará naturalmente de mais luz e, consequentemente, de uma abertura maior.

Aí está uma tabela para dar uma ideia de como configurar a abertura do diafragma, baseado em tempos de exposição de 1/60 de segundo e usando um flash colorido como o da Diana:

ISO Distance F-stop
100 0.8-3 meter 5.6
100 3+ meters 4.5
400 0.8-3 meters 8
400 3-5 meters 5.6
400 5+ meters 4.5
800 0.8-3 meters 11
800 3-5 meters 8
800 5+ meters 5.6

Você pode fazer ajustes a partir daí, dependendo da força do flash que você vai usar e de outras variáveis como, por exemplo, se você estiver usando um filtro vermelho, precisará de uma abertura maior, já que com o filtro vermelho o flash não é tão luminoso.

Então, agora que você sabe como escolher a exposição e abertura certas, aqui vai mais um problema: Como ajustar o foco no escuro?

Para nossa sorte, a Lubitel+ foi modificada também para situações como essa. Ela vem com um sistema de foco todo especial.

A roda do foco tem opções de 0.8m, 1.5m, 3m e infinito, de forma que, mesmo no escuro, você possa chegar bem perto. Apenas comece em um dos extremos (0.8 ou infinito) e ajuste usando a próxima zona de foco como guia.

Boa diversão pra você!

written by ouroborosx on 2012-01-14 #gear #tutorials #lubitel #166 #tipster #masterclass #flash
translated by monamarques

More Interesting Articles