Imitando os Mestres: Robert Capa

Robert Capa foi um fotografo Húngaro que documentou várias guerras durante a sua vida. O seu estilo fotográfico capta a essência dos acontecimentos enquanto estes se desenrolam e desperta fortes sentimentos a quem as vê. Deixamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a conseguir fotografias ao estilo de Robert Capa.

Certamente temos muito a aprender com Robert Capa, um dos maiores fotógrafos do mundo. Claro que não se espera que saltemos para o meio de uma guerra e arrisquemos as nossas vidas, tal como Capa fez. Mas podemos aprender com as suas fotos e perceber como compunha cuidadosamente as suas fotos, apesar do caos e destruição que o rodeava.

Photos via PBS, Time and Space in Text

Composição fotográfica diagonal
Quando olhamos através do visor, vemos os quatro cantos do campo da imagem. O primeiro instinto seria enquadrar o sujeito fotográfico no centro ou subdividir o campo de visão em três áreas idênticas. Robert Capa fazia uso da diagonal do campo de visão para enquadrar as suas fotos. Para conseguir o estilo de Capa, tomem como referência os quatro cantos do campo de visão e imaginem uma linha diagonal que una dois dos cantos extremos; o sujeito fotográfico deve então ser enquadrado sob esta linha imaginária.

Photos via PBS, Time and Space in Text

Concentrar o contraste máximo da fotografia sob o sujeito fotografado
Um dos aspectos que tornam as fotografias de Robert Capa fenomenais é o uso do contraste. Não será necessário recorrer a ajuda de programas de edição de imagem para conseguir este efeito. Capa acreditava que o maior contraste entre tons pretos e brancos da fotografia deveria concentrar-se no sujeito fotográfico – ou seja, os tons brancos mais luminosos e os tons pretos mais escuros. Mesmo quando se trabalha com rolos a preto e branco, o ponto de foco de interesse na fotografia deve conter contrastes fortes.

Photos via PBS, Time and Space in Text

Tirar fotografias pouco comuns
Parte da técnica fotográfica de Capa passa por capturar imagens que não parecem reais. Apesar de odiar a guerra, Capa era capaz de capturar momentos dramáticos e perturbadores e outras imagens surreais com a sua fiél maquina fotográfica de 35mm.

Ficam aqui alguns exemplos fantásticos de fotos a preto e branco da Comunidade:

Créditos: russheath, lyndxe, rtmoratin, mephisto19, troch, bkspicture & aanum

Para mais informação acerca de Robert Capa, leiam Best of the Best: Robert Capa e Lessons from Photography Masters: Robert Capa. Também podem ler outros artigos da série Imitando os Mestres series. A informação contida neste artigo foi retirada de Adam Marelli Photo.

written by jeanmendoza on 2012-01-05 #gear #tutorials #tips #war #photographer #tipster #technique #tribute #mimicking-the-masters #robert-capa-week
translated by anafaro

More Interesting Articles