Nevasca em Nova York (1892-1920)

Sem dúvida alguma a neve proporciona um ambiente especial. Uma cidade com neve tem um encanto diferente , ainda mais para todos aqueles que não veem a neve com frequência. Quer saber como as pessoas viviam na Grande Maçã (em inglês: Big Apple) no início do século XX? E sob uma tempestade de neve nessa época?

E é algo que, por mais que você pergunte, a maioria das pessoas vai confirmar: a neve, ao contrário da chuva, vento ou calor,agrada a todos .Não se trata só da sensação de ver tudo branco escondido por uma capa carinhosa de seda . É algo mais sobre o sentimento que nos dá . Provavelmente nem todos pensam da mesma forma, mas essas são as coisas que me alegram.

Nova York, por sua posição geográfica é uma cidade propensa a nevascas.
Hoje em dia não surpreende ver nos jornais a cidade mobilizada para a chegada de uma iminente tempestade.No entanto , nem sempre foi assim.Os meios usados no final do século XIX , estavam muito distantes dos atuais . As imagens apresentadas abaixo mostram cenas cotidianas vividas em NY entre 1892 e 1910.

Independente da neve e o ambiemte que ela produz, podemos apreciar características da vida nessa época.Assim, vemos cavalos puxando carruagens em um solo coberto de neve, enquanto a névoa inunda a cena. Ainda surpresa ao ver o traje (cartolas e saias volumosas) para tal tempo.

Sem dúvida, um testemunho tão interessante quanto curioso.

1892 – (‘The Terminal’ – Alfred Stieglitz)
1893 (‘Winter on Fifth Avenue’ – Alfred Stieglitz)
1903 (‘The Flat Iron’ – Alfred Stieglitz)
1905
1905 (II)
1905 (III)
1910
1914 (‘New York’, Alfred Stieglitz)
1920

Como indicado, a maioria das fotos foram tiradas por Alfred Stieglitz (1864-1946) ,um expoente da fotografia no início do século xx.

Fonte: George Eastman House

written by jesushp on 2011-12-25 #places #location #nyc #analogico #inverno #neve #branco-e-preto #nova-york #sabor-local #seculo-xix #seculo-xx
translated by meane

More Interesting Articles