The Hell With Perfection — Freedom for Photography —

Celebrações de Fim de Ano no estilo Filipino

Pode ser que nunca tenhamos um Natal com neve, mas as festas de fim de ano nas Filipinas são tão adoráveis (e cheias de presentes!) quanto poderiam ser.

A época de Natal nas Filipinas começa tipicamente em setembro, englobando os meses terminados em “-bro”, e termina junto com as férias de fim de ano no início de Janeiro. Casas e lojas começam a colocar suas decorações nesse período: luzes piscantes, guirlandas, e outras coisas que brilham. Com a chegada de dezembro, árvores de plástico fortemente decoradas surgem em diferentes lugares… até mesmo pelas ruas! É também bastante comum termos corais de natal do lado de fora de sua porta começando no fim da tarde. Esses corais não são como aqueles de vozes angelicais dos filmes americanos. É mais comum ouvir crianças que gritam, mais do que cantam. Mas pô, é época de Natal, então ninguém liga!

Nossa árvore de Natal de 1996-2001 (a não ser 2000) que nunca muda.

Todo ano, nós passamos o dia 25 na cidade do meu pai. Quando éramos crianças, toda família se reunia na casa de nossos avós. Papai tem muitos irmãos, o que significa que há ainda mais crianças. Eu tenho que admitir que mal conheço a maioria dos meus primos, mas com certeza nos divertíamos lá juntos de qualquer maneira.

Reunião de Família na província

Para sermos justos, passamos o Ano Novo com os parentes do lado da nossa mãe. A reunião é ainda bastante Natalina. Permanecem as árvores, as luzes, e claro, os presentes. Nós não costumamos receber muitos presentes do lado paterno, mas com esse outro grupo de parentes, a festa não estaria completa se não ganhássemos pilhas de presentes encaixotados.

Recebendo nossos presentes

Nossas celebrações em família são bastante típicas. Temos que vestir nossas melhores (e muitas vezes novas) roupas, passar tempo com todo o clã, e comer, comer, comer. Quando vamos envelhecendo, vamos ganhando menos presentes, então a ansiedade é pela ceia. E como outras celebrações Filipinas, nós sempre temos mais do que comida suficiente, então nossos feriados são aproveitados se empanturrando. Ainda assim, o feriado mais caro é também o mais excitante – a desculpa perfeita pra festejar com amigos e familiares que estão sempre ocupados.

Fato interessante: as fotos deste artigo foram tiradas entre 1995-2001. Por incrível que pareça, não tínhamos muitas fotos quando passamos pra era digital em algum momento de 2002. Triste.

written by ydpsh on 2012-01-02 #lifestyle #festa #lomografia #filipino #natal #tradicao #feriado #lifestyle-analogico #demanda
translated by hiperativa

More Interesting Articles