Misturando palavras com realidade

2

Faz tempo que lí um artigo de cohetesnaranjas (http://www.lomography.es/homes/cohetesnaranjas) sobre um experimento que não havia saído muito bem, misturar palavras com diferentes paisagens. A idéia me pareceu genial e então guardei em meu baú da memória para algum dia poder tentar com algum retoque.

O truque é realmente muito fácil!

Em primeiro lugar temos que pensar em frases que queremos expressar em nossas lomos. Eu escolhi diferentes frases relacionadas com coisas que eu gosto, assim como algumas das profecias lomográficas.

Créditos: lilithmoon

Uma vez escolhida as mensagens, com o computador preparamos uma apresentação com o fundo preto e escrevemos o que havíamos escolhido e 37 páginas (uma página por foto). Eu utilizei diferentes cores, fontes e posições das palavras na apresentação, desta forma o resultado seria mais divertido e menos monótono. Mas o mais importante é que a fonte seja grande, dessa forma dará pra ler melhor e não teremos que ter de chegar tão perto da tela do computador com a câmera.

Créditos: lilithmoon

Continuando, fotografamos as páginas da apresentação na tela do computador. O importante é que as luzes estejam apagadas e que não utilizemos o flash da câmera. Isso significa que um tri-pé é indispensável, já que teremos que fazer longas exposições.
Eu utilizei uma câmera com exposição automática, e não sabia calcular bem o tempo, mas eu garanto de que eram vários segundos. Tudo depende da câmera e do filme que está utilizando.

Créditos: lilithmoon

Uma vez exposto o rolo inteiro o rebobinamos e voltamos a colocá-lo na câmera. Como as mensagens tem um fundo preto é perfeito para fazer uma dupla exposição!

Outra coisa importante é marcar no filme a perfuração de onde encaixamos na câmera, assim quando colocarmos o filme para a segunda exposição as fotos saiam no mesmo fotograma. Eu me esqueci de fazer isso, mas como a segunda exposição eu fiz com uma câmera muito parecida, me lembrei mais ou menos de qual perfuração encaixei e a coisa não foi tão grave assim, mas se não fazemos corremos o risco de algumas frases saírem cortadas nas fotos.

Uma vez carregado de novo o filme voltamos a tirar fotos. Eu não fixei um único tema, foram fotos de minha casa, dos amanheceres antes de ir trabalhar, misturando as frases com a realidade de uma semana normal de minha vida. Inclusive fiz uma dupla exposição na segunda passada do filme, e ficou muito divertido!

Créditos: lilithmoon

E mais nada, esse é todo o processo, um truque realmente simples onde os resultados poder ser muito divertidos :) .

written by lilithmoon on 2011-12-08 #gear #tutorials #diy #tipster #dupla-exposicao #filme #dicas-e-truques #truques #palavras
translated by dizcosta

Thanks, Danke, Gracias

Thanks

We couldn’t have done it without you — thanks to the 2000+ Kickstarter backers who helped support this analogue dream machine the Diana Instant Square is now a reality. Watch out world, this Mighty Memory Maker is coming your way! Did you miss out on the Kickstarter Campaign? Fear not, pre-sale is now on and we have a Diana Instant Square waiting just for you! Pre-order now to pick up your own delightful Diana Instant Square and free Light Painter just in time to snap away those Christmas Carols.

More Interesting Articles