Ilford FP4 Plus (35mm, 125 ISO)

Precisa de um filme branco e preto para fotografar em lugares abertos? Quer um pouco mais de detalhe nas partes escuras da sua imagem? O FP4 Plus pode ser o filme certo pra você.

Ganhei um rolo do filme Ilford FP4 Plus e esperei um ano inteiro antes de testá-lo, pois era ingênuo na época e acreditava que a letra cursiva cool e as cores preta, branca e teal do rolo faziam dele algo especial. Na verdade, não entendo porque aqueles dois rolos eram daquele jeito, uma vez que comprei, recentemente, quatro rolos do mesmo filme e eles parecem iguais aos outros produtos standart da Ilford. Depois de usar esses dois rolos, decidi que certamente iria comprar mais, e tive a sorte de achar alguns na prateleira de filmes vencidos da minha loja de fotografia local.

Câmera usada: KMZ Horizon 202

O filme é definido como 125, o que é um daqueles números aleatórios entre os múltiplos de 50 que você normalmente vê (50, 100, 200, 400, 800 etc.), mas ele existe por uma razão. Tecnicamente, se você tem uma câmera que te permite escolher a abertura do diafragma e/ou a velocidade dele, provavelmente conseguirá expôr o filme ao ISO 125, mas por isso aqui ser a Lomography, e nós sermos Lomógrafos, provavelmente isso não será possível.

O que atrai no ISO incomum do FP4 Plus é que ele te permite mais em dias nublados ou parcialmente nublados com sua câmera de plástico, assim como mostra mais detalhes se exposto como ISO 100 com a ajuda de um flash. Geralmente, os filmes negativos permitem mais do que os filmes slide, então, recomendo que você o use em situações que requerem ISO 100 ou 200 e, se for revelá-lo em casa, o FP4 Plus pode ser puxado até ISO 200 ou 50 para se adaptar às suas necessidades. É exatamente isso que o Plus nos filmes Iford significam: uma latitude impressionante de exposição/revelação.

Recomendo muito o uso do FP4 Plus para todo mundo que faz sua própria revelação, mas quer menos grãos que o HP5 Plus 400 ISO te dá. É um filme sólido, com grãos quase idênticos ao do Ilford Delta 100 ou o Kodak Tmax 100, e uma escolha boa se você não sabe se usa o ISO 100 ou 200.

Câmera usada: Lomography ActionSampler

written by nation_of_pomation on 2011-12-02 #gear #35mm #review #lomography #ilford-fp4 #125-iso #negativo #pedido #branco-e-preto #review-de-usuario
translated by giuli

More Interesting Articles