Astrofotografia: a maneira mais fácil!

2

Decidi fotografar um rolo de duplas exposições combinando as estrelas no céu noturno com coisas comuns na Terra!

Aqui vai uma dica rápida e prática com resultados maravilhosos!

1. Marque seu filme para que você não se confunda quando for usá-lo novamente.

2. Procure por “estrelas”, “nebulosa”, “galáxia”, etc na internet e fotografe a tela do seu computador com o ISO no dobro (se a velocidade do seu filme for 100, muda para 200 para ambas as camadas). Configure seu monitor para a intensidade de brilho máxima! Escolha imagens grandes para que as fotos fiquem menos pixelizadas. Se você tem pôsteres de estrelas, eles também funcionarão! E escolha imagens diferentes para fotografar!

3. Rebobine o filme, mas não se esqueça de deixar a ponta para fora para que você possa recarregar sua câmera com ele.

4. Recarregue a câmera com o mesmo filme e fotografe sobre a primeira camada com ISO dobrado! Percebi que fotos tiradas do lado de fora, com muita claridade, deixaram as estrelas claras demais e as tiradas em interiores durante a noite funcionaram melhor com um flash.

(É possível ver um punhado de luz de estrelas nas áreas escuras na foto, mas por outro lado as fotos durante o dia eram brilhantes demais)

A escolha sobre o que fotografar é sua, então saia por aí e Lomografe! :)

Veja o album aqui!

written by natalieerachel on 2011-11-15 #gear #tutorials #mx #tipster #dupla-exposicao #filmes #dicas #estrelas #galaxia #astrofotografia
translated by amdre

2 Comments

  1. ialanchung
    ialanchung ·

    Desculpa a minha ignorância, mas como faz pra mudar a velocidade do filme e dá pra reutilizar o mesmo filme (ex:fotografar por cima ? )

  2. amdre
    amdre ·

    @ialanchung alguns tipos de câmeras tem opções pra mudar a velocidade do filme. Não é o meu caso (tenho uma Diana Mini, só tem a função Bulb para longas exposições). Dá sim pra 'reutilizar' o mesmo filme - fotografe até o fim (geralmente as 36 poses), depois rebobine com o cuidado de deixar uma 'pontinha' pra fora e fotografe de novo, assim as novas fotos ficam 'por cima' das primeiras. Dá um pouquinho de trabalho, já que o filme tem que ser marcado direitinho para que as segundas fotos fiquem bem alinhadas com as primeiras. O que eu fiz foi fotografar a tela do computador, depois tirei uma foto, repetindo o processo algumas vezes, só para 'testar' essa dica... Caso as fotos fiquem interessantes, eu tenho fazer um rolo inteiro assim :)

More Interesting Articles