Impressões lomográficas alternativas com emulsão de transferência

1

Já quis fazer algo diferente com suas fotos? Eu lhe darei o passo-a-passo do processo para fazer lomofotos em preto e branco de um jeito criativo, bagunçado e alternativo!

Se você tem uma boa memória (ou deu uma olhada nos arquivos), vai reconhecer uma dica do Creative Diarist.

Normalmente eu pararia por aí, já que ela já foi escrita, mas eu não encontrei ninguém por aqui que a tenha usado com sucesso. A maior parte dos comentários que eu vi foi de pessoas que fizeram uma lambança em vez de uma lomofoto bacana. Então, eu resolvi escrever o processo passo-a-passo, fazendo anotações das coisas que eu descobri no caminho.

Algumas informações antes de você começar

O que é “emulsion paint”? Pois é, eu me senti meio idiota dando um Google nisso só para descobrir que se trata do termo britânico para a tinta látex padrão. Por ser feita de tinta emulsionada e água, ela é chamada de “Emulsion Paint”. Eu, pessoalmente, uso a tinta látex acrílica Enamel para interiores e exteriores, mas provavelmente você pode utilizar uma tinta de parede normal.

Outra coisa é a imagem transferida. O artigo anterior disse que ela precisava ser uma fotocópia. A razão pela qual isso é importante é que a fotocopiadora (ou impressora à laser) cria a imagem no papel usando uma espécie de tinta em pó. É isso que será transferido quando tudo estiver feito. Normalmente, as impressoras jato de tinta caseiras usam uma tinta que sai quando cai água no papel e por isso não funcionan neste caso. Na melhor das hipóteses, você vai conseguir transferir tinta, mas dificilmente você verá a sua imagem como resultado final.

Qual imagem escolher? Pela minha experiência, parece funcionar melhor com fotos de alto contraste (para preto e branco). A fotocópia vai deixá-la com alto contraste de todo jeito, mas é melhor que a imagem já esteja assim desde o começo para ficar melhor quando estiver pronta. Lembre-se também que ela será uma versão invertida da original. Então, se a sua imagem tiver texto, para preservá-lo da forma correta quando a transferência estiver pronta, você precisará espelhar a foto em um programa de edição de imagens.

Em que superfícies você pode colocar? Bem, qualquer coisa na qual você consiga fixar a tinta. Madeira, papel, parede seca, etc. Eu tentei até em um ovo uma vez (apenas coloque o papel de leve, ou você terá uma lambança), embora para esse tutorial eu tenha usado chapa de metal e papel para aquarela.

Agora que esclarecemos isso (ou se você pulou toda essa parte), eis o que você vai precisar:

1. Tinta látex (Eu uso a branca, mas com certeza outras cores funcionariam também, já que ela funciona como uma cola para a tinta da imagem)
2. Uma fotocópia (ou impressão à laser) da sua lomofoto
3. Uma superfície de sua escolha
4. Um pincel
5. Uma esponja (Eu uso uma verde com um lado áspero, mas eu usei só os meus dedos também)
6. Uma área de trabalho que você não se importe que fique um pouco suja

Primerio passo:
Prepare sua superfície e sua área de trabalho. Fazer isso só vai acelerar o processo e torná-lo mais divertido. Eu, por exemplo, gosto de colocar minhas músicas favoritas para tocar enquanto faço essas criações.

Segundo passo:
Prepare sua imagem. Corte todo o excesso de papel. Depois, pinte a superfície da sua foto.

*Dica: Seja criativo nesta parte! Você pode pintar apenas as partes da imagem que você quer que sejam transferidas e manter o resto intocado. Lembre-se: apenas as partes pintadas serão transferidas.

Terceiro passo:
Coloque sua imagem na superfície escolhida (com a parte pintada virada para ela). Eu gosto de pressionar a imagem e me livrar das dobras que aparecem no papel, mas você pode deixá-las para ter um efeito mais artístico. Depois, deixe secar por cerca de 24 horas.

Quarto passo:
Agora que está tudo no lugar, molhe o papel. Quando a fotocópia absorver a água você pode começar a esfregar. Eu normalmente começo fazendo um ponto com o polegar e, então, passo para a esponja.

Quinto passo:
Limpe o que ficou do papel e aproveite! Se usar papel para aquarela, faça a rotina adequada para secar esse tipo de papel, e a mesma coisa para as outras superfícies.

written by chocochipcookie on 2011-10-30 #gear #tutorials #arte #tutorial #tipster #lomo #emulsao #dicas-e-truques #transferencia
translated by nanalm

One Comment

  1. anne-chan
    anne-chan ·

    Hm, será que funciona com algum tecido? :D

More Interesting Articles