Jalapão - Tocantins, Brasil

Breve relato de viagem contando sobre as belezas do Jalapão, patrimônio natural e cultural brasileiro no interior do Tocantins.

Créditos: paulomuzio

Circuitos turísticos não tão conhecidos pelo grande público podem oferecer um grande diferencial na hora de viajar. Assim é o Jalapão, no interior do Tocantins e coração do Brasil. Localizado no meio do cerrado, próximo às fronteiras com os Estados da Bahia e do Piauí, a aridez desértica se encontra com uma riquíssima biodiversidade. Desse paradoxo, no meio de um solo arenoso nascem variedades de espécies e seus respectivos frutos, como o pequi, o buriti, o cajú ou o delicioso cajuí. A flora também é muito rica e é possível até avistar o belíssimo urubu-rei e casais da quase extinta arara azul.

Créditos: paulomuzio

As atrações são muito distantes uma das outras e o acesso é extremamente difícil, então é preciso estar munido de um veículo com tração 4×4 e um guia que não precise de GPS. Isso pode sair não muito barato.

Créditos: paulomuzio

Quilômetros de estradas tortuosas e esburacadas, ora de terra ora de areia, devem ser atravessadas para se chegar às belas cachoeiras, rios e nascentes, além de espetaculares formações rochosas, como a Pedra Furada, e as Dunas que formam um belo Oásis no meio do cerrado.

Pedra Furada, Cachoeira da Velha, Rio Novo e Dunas

Neste lugar do interior do país, esquecido pelas autoridades, se encontra a comunidade quilombola Mumbuca. Descendentes de índios e negros, seus habitantes produzem arte com o Capim Dourado, produto legítimo da nossa terra e que já está até sendo exportado.

Dona Antonia e as crianças do povoado

written by paulomuzio on 2011-10-25 #places #brasil #location #turismo #viagem #select-type-of-location #natureza #aventura #cerrado #off-road #escape-from-the-city

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

More Interesting Articles