8 Dicas Fáceis mas Incríveis para Iniciantes

5

Qualquer um que já gastou tempo suficiente na Sociedade Lomográfica terá uma pequena ideia de alguns truques populares que as pessoas gostam de usar e que dão ótimos resultados! Então, esta dica é para todos os Lomo-Iniciantes por aí! (Não estou dizendo, de maneira alguma, que sou um expert nisso! Eu só vi outras pessoas fazendo isso e pensei em espalhar a ideia para os iniciantes!)

Eu realmente sei como é experimentar com filmes e fotos, e obter resultados horríveis. Não é legal, ou divertido. E tem custo. Custa o seu filme, a revelação e o esforço que você pôs nas suas fotos! Agora, se você quiser alguns resultados legais sem ficar completamente na retaguarda, estas são algumas dicas super fáceis que sempre funcionam… comigo, pelo menos!

1# Dobrando o seu assunto:

Créditos: nadinadu

Eu não sou nem um pouco bom com múltiplas exposições, elas são difíceis de compor e de fazer direito! Mesmo assim, há uma maneira de garantir um bom resultado! Escolha um assunto. Fotografe. Não avance o filme! Mude a posição ou o ângulo. Dispare de novo. Voila! (uma maneira muito popular também é o espelhamento! Eu ainda não tentei muito isso, mas se você tira uma foto e então vira a câmera de cabeça para baixo e tira a foto novamente, você tem um resultado que dá uma ilusão de reflexão legal!)

2# Subterrâneo:

Créditos: nadinadu

Vá para debaixo da terra! É legal demais para você não fazer isso. Luzes elétricas, verde, azul, tons amarelos. Um senso de movimento, e pronto! :)

3# Mãos aos céus:

Créditos: nadinadu

Este é um dos meus truques favoritos! Você levanta a sua mão contra o sol, como se você se proteger dele (ou deixe alguns raios atravessarem por entre os seus dedos). Desta maneira, a sua mão ficará escura e você não tem muito como reconhecer os detalhes quando você tirar sua primeira foto! Não avance o filme! Então você tira outra foto de qualquer coisa após isso: flores, um padrão, uma pessoa! O que você quiser! A mão ficará preenchida com o que você capturou no segundo disparo e você terá uma foto com aspecto bem engraçado! Isto, é claro, funciona com outras coisas além da mão, é claro!

4# Sonhando no céu:

Créditos: nadinadu

Simples, bonito, natural. Por que não, né? Levante sua câmera em ângulo para o céu e veja o que você consegue pegar! Árvores? Flores? Um pássaro, talvez? I acho que você sempre pode capturar bastante da atmosfera ao seu redor, no céu. Pode-se dizer se está meio deprimido ou brilhante! Você pode ter algumas árvores sem folhas indicando que é Outono, ou cheio de flores para a Primavera! Talvez nuvens escuras irão se empilhar sobre você ou felizes algodões-doces brancos no ar!

5# Foco X Embaçado:

Créditos: nadinadu

Notou o embaçado no fundo?
Agora sim, o que eu amo é fazer um bom contraste entre áreas focadas e não focadas nas minhas fotos. Em algumas, isso é mais claro, em outras não. Mas é básico: escolha um assunto. Chegue bem perto ou a alguns metros de distância, se prepare para disparar, espere por algum movimento no fundo… DISPARE! Isso funciona bem e quase sempre em fotos subterrâneas, mas vá em frente e tente outros assuntos com essa técnica! Eu tenho certeza que que as fotos ficarão ótimas!

6# Espelho/Elevador:

Créditos: nadinadu

Esta aqui é clássica. Todos tiram estas fotos, e você provavelmente já pensou nela sem essa dica aqui! Primeiro a foto de espelho. Espelhos são ótimos para experimentos, especialmente quando você tem mais de um! Eu nunca caí dentro de uma foto de espelho louca, mas é ótimo quando você tem muitos espelhos em uma foto refletindo coisas diferentes um do outro! E então você sempre pode ir atrás de alguém que está se olhando no espelho, focar nele no espelho e capturar um embaçamento da parte de trás do corpo dele na frente da imagem! E, é claro, retratos simples! Fotos de elevador funcionam super bem com essas técnicas! Eu amo especialmente os tons que um elevador normalmente dá :)

7# Chegue perto:

Créditos: nadinadu

Chegue perto. É isso. Nada mais. É claro que não perto demais. A não ser que você tenha lentes macro para isso…

8# Pintura de Luz/Graffiti

Créditos: nadinadu

Eu só fiz isso uma vez, e uma única foto. Mas ficou muito bom! Tudo que você precisa fazer é primeiro ter certeza que você está em um lugar escuro. Eu usei uma lanterna mas você pode escolher qualquer coisa que emita luz brilhante, de alguma forma! Ponha a sua câmera no modo Bulbo (nem todas as câmeras têm isso!). Bulbo basicamente significa que enquanto você estiver segurando o disparador, a foto continua sendo tirada e luz pode entrar na câmera. Então segure o disparador, desde alguns segundos até minutos! Não importa. Desenhe ou escreva qualquer coisa que você quiser no ar! E é isso! Apenas seja mais criativo do que eu fui! Eu espero que você consiga! Eu escrevi “London”!

9# Tem um número 9? Você está pensando…

É isso aí! Tem uma dica número 9 aqui…
Acontece que ela é a mais difícil para mim. Mas eu amo!
Não soa difícil, e talvez nem seja para você! Mas eu dou muito valor ao meu filme e não quero desperdiçar nenhuma foto! Então eu planejo tudo. Eu nunca vou de cabeça.
É isso: “Não pense! Apenas fotografe!” e divirta-se enquanto fizer isso!

Boa sorte com essas dicas, eu espero que leve você a algum lugar. Aproveite, e espalhe um pouco de Lomo-Amor!

written by nadinadu on 2011-10-20 #gear #tutorials #mx #tipster #ceu #facil #dica #foco #espelho #elevador #dicas #novato #perto #subterraneo #mao #iniciante #pintura-com-luz
translated by tqueiroz

5 Comments

  1. igle
    igle ·

    Esse artigo me tranquilizou bastate, preciso por em prática algumas dicas. Valeu!!!

  2. elienemb
    elienemb ·

    Adorei!! Testar todas!

  3. madeingo
    madeingo ·

    Ótimo artigo!

  4. pcumsetesete
    pcumsetesete ·

    curti muito, mas n entendo a dica de chegar perto. Só posso estar a distancia de acordo com a lente, que geralmente o minimo é 1 metro.

  5. mairazenun
    mairazenun ·

    Fiz o meu exercício e taí o resultado... espero que gostem!!!!
    floresdemaiomairazenun.blogspot.com.br/2013/05/8-desafios-l…

More Interesting Articles