Lave seu filme e consiga resultados inusitados!

5

Já imaginou imitar o efeito lavado de filmes vencidos sem precisar comprar um? Lave, ferva, congele seu filme e modifique drasticamente as cores dele!

Estava conversando com meu irmão sobre os processos químicos nos filmes e tivemos a ideia: e se fizéssemos tudo o que se diz para NÃO fazer com seu filme? Então saímos os dois, compramos o filme mais barato disponível (não queríamos perder muito dinheiro se tudo desse errado) e começamos a brincar de química maluca.

Com o primeiro rolo fomos testar a resistência ao frio e à água. Colocamos por alguns minutos um rolo dentro do freezer e, após ele ficar bastante gelado, o jogamos em uma bacia com água quente, forçando um choque térmico. Depois disso fizemos o processo inverso: água quente – água gelada.

Após algumas doses de choques térmicos, deixamos o filme descansar em uma bacia com água por uns 5 minutos e o colocamos para secar no sol.

Carregamos uma Zenit 122x com a experiência e o resultado foi esse:

Ok. Ficou um pouco ameno, mas já podemos notar a diferença de cores de um filme convencional — as cores ficaram mais lavadas — e existem alguns pontos onde apresentam-se borrões de cores, como se aquele pigmento tivesse escorrido pela película. Agora sim, estamos avançando em uma direção.

Após um tempo de reflexão sobre o resultado do primeiro rolo, eu decidi ser um pouco mais agressivo: e se tentássemos obter alguma reação química — por menor ou mais tosca que seja — no filme, ao invés de simplesmente emergí-los em água com temperaturas diferentes?

Peguei, então, um pote de perfume antigo: fino, comprido e completamente à prova de luz. Comecei a misturar em uma bacia vinagre, limão, água, um pouco de detergente e água sanitária. Despejei o resultado dentro do pote e emergi o filme ali, fechando a tampa. Esperei umas 12 horas, retirei a bobina de dentro da mistura, passei um pouco de água para tirar o excesso. Dei uma secada com uma toalha, deixei por alguns minutos secando em temperatura ambiente e já logo carreguei a Rollei XF 35 com o filme e parti para as fotos. (estava cheirando bastante a vinagre, mesmo assim arrisquei deixar minha câmera fedendo para sempre em pról da experiência haha).

O resultado:

Agora sim, um pouco mais de emoção ao experimentalismo! Como o tempo de imersão foi grande, a solução corroeu algumas partes do filme, deixando esses pontinhos pretos em algumas das fotos. As cores também ficaram bastante lavadas. Parece que estávamos progredindo! haha

Após algum tempo após esse último filme, meu irmão decidiu fazer mais um teste — o último até agora. Pegou um rolo de 35mm e literalmente ferveu — sim! ferveu! — por alguns vários minutos (de 5 a 10min) e enfim deixou-o secar para carregá-lo em nossa Pentax K1000. Eis o resultado:

Agora sim! Resultados muito, mas muito drásticos (talvez até demais), mas mesmo assim impressionantes! Nunca imaginaríamos que o simples fato de fever um filme pudesse modificar tanto ele: cores, aumento excessivo de grão “psicodélico”, bolhas, nuances de cor… Tudo o que queríamos e mais um pouco!

Eaí, prontos para modificar seus próprios filmes?

written by miguelsoll on 2011-10-19 #gear #tutorials #lab-rat #tipster #cores #filme #modificacao #experimentalismo

5 Comments

  1. monicamaciel_
    monicamaciel_ ·

    muito bom!! terminei um filme e taquei num copo com limão, detergente e água sanitária, que era o que tinha aqui. vou deixar mais ou menos uma hora e jogar uns 3min em água fervente. tô curiosíssima desde já pelo resultado! valeuuu! :D

  2. miguelsoll
    miguelsoll ·

    Obrigado! Depois publica aqui pra todo mundo poder ver o teu resultado! :)

  3. janaconforte
    janaconforte ·

    Fico com medo de não secar completamente e estragar a câmera!! =(

  4. leoavd
    leoavd ·

    tbm fico com medo de estragar a câmera com algum resíduo. será se é melhor fazer esse processo após as exposições já com o filme rebobinado?

  5. traininvain
    traininvain ·

    Adorei os resultados, mas na realidade estou morrendo de medo de que o filme se estrague ou estrague a câmera :~

More Interesting Articles