Qual é a diferença entre filmes negativos coloridos e slides?

-fdd--

O filme negativo colorido é um tipo de filme geralmente encontrado em qualquer loja de conveniência. Eles são processados com a química conhecida como C-41 e você terá negativos e ampliações coloridas quando revelados normalmente. Estes filmes são “O que você vê é o que você terá”, no que diz respeito à coloração. Eles oferecem cores fiéis à realidade, por isso são a principal escolha para retratos e fotografias de casamento.

Filmes positivos coloridos (também conhecidos como “reversíveis”, “slide”, ou “cromos”) são
processados com a química E-6 e você terá uma imagem positiva, ou slides, quando revelados normalmente. Quando montados em uma moldura, são exatamente estes slides que você coloca em um projetor de slides, ou os slides que seus avós têm em caixas no sótão.

Agora é que vem a parte complicada (embora divertida): quando você utiliza a química C-41 (para negativos coloridos) para revelar seu filme slide, isso é chamado de processo cruzado (cross processing), que resulta em cores saturadas e vivas, mais contrastantes, características das famosas imagens Lomográficas. Cada filme slide possui suas características quando cruzados. Alguns tendem para o vermelho, outros para o azul, ou ainda alguns ficam mais claros, com mais contraste. Você pode estudar qual filme faz o quê, mas não espere os mesmos resultados sempre – não existe padrão nas cores, elas são sempre uma surpresa!

Veja aqui os filmes na Loja Online

written on 2010-09-09 in #film