O que é Processo-Cruzado?

Processo-Cruzado (também conhecido como “x-pro”) é o procedimento de revelar um tipo de filme em uma solução química que seria para um outro tipo de filme. Como a mistura química é otimizada para um determinado tipo de filme, você vai obter resultados imprevisíveis quando combinados diferentemente.

susitania

Antes de qualquer coisa, deixe-nos explicar os diferentes químicos usados para alguns dos tipos de filmes mais comuns:

- Filme negativo colorido (também conhecidos como “negativos”) usa químico C-41 para o processamento. Você obtém os negativos como resultado.

- Filme reversível colorido (também conhecido como “slide” ou “cromo”) usa químico E-6 para o processamento. Você obtém “slides” como resultado. Pense em slides como sendo aqueles usados no projetor de slide pelo seu avô (daí a palavra “slideshow”) pra entediar todo mundo com as fotos de sua última viagem.

Agora vem a parte divertida. Quando você processa-cruzado, você usa os químicos do filme negativo colorido com os filmes reversíveis coloridos, e vice-versa.

Se você processar o filme negativo através dos químicos do slide (E-6), você vai obter slides. Embora as cores não ficarão tão excêntricas; você vai obter um tipo de filme slide sem grandes mudanças de cor.

Se você processar um filme slide nos químicos do negativo (C-41), você vai obter filme negativo, mas com a explosão de cores lomográficas! Isso porque as camadas de cores do filme não foram otimizadas para tal. Como resultado, as fotos acabam saturadas ou granuladas ou com alto contraste e você vai obter todos os tipos de resultados inesperados. Diferentes filmes têm diferentes características quando processado-cruzado. Alguns acabam amarelos ou mais verdes enquanto outros acabam roxos ou vermelhos.

Existem outras maneiras de processar-cruzado, mas o mais popular na Lomografia é processar seu filme slide com os químicos do C-41.

kdstevens

Lembre também que tudo depende de como você processa o filme. Os químicos, as calibrações da máquina e o processo de revelação (a ordem, a temperatura, etc) são responsáveis pelo o que você vai obter no final. Quando você tem seu filme processado, você obtém diferentes resultados de diferentes laboratórios porque eles nem sempre usam os mesmos químicos e calibrações.

Para saber mais sobre diferentes filmes que a Lomography tem a oferecer, visite o “Lomography Film Shop”

written on 2010-09-08 in #techniques