Manual Diana+ 35mm Back

Clique aqui para ver o Manual em PDF

Montagem do adaptador 35 mm

O adaptador Diana F + 35 é intercambiável com a sua Diana F + convencional. Primeiro, você precisa fazer algumas preparações. Desbloqueie e remova a parte traseira de sua Diana + F. Remova o carretel de médio formato, para filmes de 120mm. E remova cuidadosamente a “Placa de apoio para filmes de médio formato”. Este apoio é a tira fina de plástico na parte inferior da câmera, com dois “braços” em ambos os lados. Pegue a placa de apoio de filme pelo meio e puxe-a cuidadosamente. Não segure pelos “braços” uma vez que eles podem facilmente se quebrar, caso puxados com muita força.

IMPORTANTE: Guarde o carretel e a placa de apoio para filmes de médio formato em um lugar seguro. Você vai precisar deles para a próxima vez que quiser utilizar o filme de médio formato em sua + F Diana.

Agora, vamos montar o adaptador de 35mm. Alinhe o quadrado central do adaptador com a parte traseira do obturador(7). Empurre o adaptador 35 milímetros para dentro. Agora, empurre-o de modo que a linha do topo se encaixe perfeitamente com a linha da Diana F +. Finalmente, mova a trava da traseira(2) para a “posição de fechada”. Abra a porta traseira (5), e estamos prontos para utilizar o filme.

Velocidade do filme e seleção de formato

Você pode usar qualquer variedade e velocidade de 35mm. Para seus primeiros disparos, sugerimos a utilização de filmes negativos coloridos com ISO 400. A velocidade mais rápida funciona bem com o sistema de exposição da Diana F +, e filmes negativos coloridos são mais tolerantes a super – sub – exposição do que filmes em slides.

Você pode disparar um dos quatro formatos de foto:

  • 33 × 48 milímetros (foto panorâmica estendida com perfurações expostas), 27 imagens por rolo
  • 24 × 48 milímetros (foto panorâmica estendida sem perfurações expostas), 27 imagens por rolo
  • 33 × 34 milímetros (imagem quadrada, com perfurações expostos), 36 imagens
    por rolo
  • 24 × 36mm (imagem padrão retangular, sem perfurações expostas), 36 imagens por rolo

As “perfurações expostas” são os pequenos buracos em ambos os lados do filme 35mm. Com os formatos 33×48 e 33×34, você pode tirar sua foto também por estas perfurações- o que resulta em um efeito muito legal para a foto. Uma vez que você tenha decidido qual o formato que deseja fotografar, você vai precisar selecionar a mascara conveniente para o formato do filme. Existem quatro incluídas no pacote do adaptador. Cada uma possui o seu tamanho (ex.: 33 × 34) impresso no sue plástico. Escolha o formato da mascara do seu filme e cuidadosamente insira-a na parte traseira do obturador(7). Depois, troque o formato do filme(10) para N ou P. Use filme de 36 milímetros para o formato 33×34 ou 36×24, e 48 milímetros para os formatos 33×48 e 24×48.

Carregando o seu filme

Com a porta traseira(5) aberta, cuidadosamente destrave e abaixe a trava do filme(4). Posicione o filme de cabeça para baixo no lado esquerdo, de modo que a ponta do filme seja puxado para o lado direito. Puxe a ponta do filme através do obturador(7) e o encaixe no carretel(6). Encaixe o primeiro furo da ponta de seu filme nos pequenos grampos do carretel. Gire a roda de avançar o filme(11) um pouco para garantir que o filme seja transportado e rode sem problemas.

Agora, você precisará definir a exposição(9). Primeiro, mova botão de controle de exposição(9) para “E”, para o formato de filme que você está usando (ou N ou P). Você verá o “E” no contador de poses/exposição(12). Em seguida, gire a roda dentada (8) até que você veja pequeno ponto branco na janela circular acima dele (ao lado do contador de Exposição/poses). Pronto. Feche a porta traseira (5) e gire a roda de avançar o filme(11) até que o contador da exposição diga: 1.

Batendo a foto

Definir a exposição (abertura e velocidade do obturador) é exatamente o mesmo processo para o formato de 120mm e 35mm. Basta usar a câmera normalmente. Da mesma forma, o disparo do obturador é o mesmo.

Ao avançar o filme, você precisa observar o contador da exposição (12). O filme não pára automaticamente – como acontece com a Lomo LC-A + ou outra câmera similar. Há duas janelas para observar e contar as exposições. A primeira é a pequena janela que fica acima da roda dentada(8). Esta janela irá mostrar um pequeno ponto branco. Isso indica o início de um frame. Depois de disparar a foto, vire a roda de avançar o filme(11) até ver o ponto branco novamente. Agora você está pronto para tirar uma nova foto. A outra janela exibe um valor numérico de contagem de frames que estão em exposição.
Note: Ninguém diz que você tem que avançar um quadro completo. Assim como quando você estiver usando filmes de médio formato, você pode avançar os frames parcialmente e gerar várias imagens sobrepostas. Você tem procurado liberdade, e pode encontrar aqui!

Usar o visor leva um tempo para se acostumar. Veja desta forma: a Diana F + é feita para um quadro de 52×52mm. Assim, quando usado o formato 24×48mm, sua imagem será aproximadamente a metade da altura e um pouco menos larga do que você vê no visor. Você pode considerar o tamanho do formato, da mesma forma. Finalmente, é um jogo de adivinhação, por isso é melhor manter o seu assunto ou outros conteúdos importantes no meio do visor. Isso vale para outras Diana F + lentes e seus visores correspondente.

Voltando o filme e revelação

Quando você terminar o seu rolo, o filme vai parar de avançar e Contador de Exposições (12) vai ler 36 ou 27 (aproximadamente). Puxe a trava do filme(1) para cima e empurre-o para a direita, de modo que ela trave no lugar. Levante a trava para rebobinar o filme(4) e gire-a em sentido anti horário, como indicado pela seta. Quando você sentir a pressão, gire e voltar o filme se torna fácil, então você está pronto para descarregar o filme. Abra a Porta traseira (5) e remova o rolo do filme.

A revelação requer um pouco de cuidado especial. Você precisa considerar diferentes opções de acordo com o formato que você usou:

  • 24 × 36mm (padrão de imagem retangular, sem perfurações expostas): Não há problema – basta levar a qualquer laboratório e você receberá a familiar impressão retangular.
  • 33 × 34 milímetros (imagens quadradas, com perfurações expostas): Levando isso para um laboratório normal irá resultar em uma imagem quadrada em uma impressão retangular, com bordas pretas de ambos os lados. Você precisará digitalizar o filme ou fazer uma folha de contato, a fim de ver as perfurações.
  • 24 × 48 milímetros (panorâmica estendida sem perfurações expostas), 27 imagens por rolo: A maioria dos laboratórios tradicionais e alguns laboratórios especializados serão capazes de imprimir estas.
  • 33 × 48 milímetros (foto panorâmica estendida com perfurações expostas), 27 imagens por rolo. A maioria dos laboratórios tradicionais e alguns laboratórios especializados serão capaz de imprimir este, no entanto, você vai precisar digitalizar o filme ou fazer uma folha de contato, a fim de ver as perfurações.

Se você pretende usar o adaptador 35 milímetros para a Diana F + muitas vezes, então nós recomendamos que você compre um scanner de filme. Scanners para de 35mm são razoavelmente baratos. É melhor adquirir um scanner também para médio formato (120mm0 – assim você pode escanear as perfurações também.

Com um scanner, você pode apenas ter o seu filme revelado em um laboratório tradicional- que custa apenas alguns reais. Você pode, então, escanear os negativos e imprimir os que você gosta. Se isto soa complexo, então não se preocupe, é realmente muito fácil! Para quem realmente gosta de fotografia analógica, este é um investimento que vale a pena.

Basta visitar o site www.lomography.com/scanning para ler um guia totalmente interativo.

Notas

Aviso: Risco de asfixia! Este produto contém peças pequenas. Não é recomendada para crianças menores de 3 anos. Crianças menores de 8 anos devem utilizar o produto somente sob a supervisão de um adulto. A Lomographic Society International garante a qualidade de seus produtos. Se tiver qualquer problema com sua câmera, por favor entre em contato com a loja galeria mais próxima de você.

Garantia e cuidados

Coloque o seu adaptador de 35mm em um saco de proteção durante o transporte. Nunca force nenhum dos controles, como eles são feitos de plástico e podem se quebrar com muita força. Seu adaptador 35mm para Diana F + inclui uma garantia de 2 anos contra qualquer defeitos de fabricação. Em caso de defeito, a sociedade Lomografica fará a reparação ou substituição dos itens em nossa discrição. Para o serviço de garantia, entre em contato com a loja galeria mais próxima.

written on 2010-07-09 in #camera #diana-f-plus #accessories