Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Dupla exposição com um só clique e qualquer câmera e filme

Das inúmeras técnicas de dupla exposição essa é, de longe, a mais simples. Mas sem sombra de dúvida os resultados podem ser interessantíssimos. O mais legal: serve pra qualquer câmera, qualquer filme e quase qualquer situação de luz!

Já sabemos como fazer duplas exposições com a Holga (só clicar antes de avançar), com as supersamplers e actionsamplers da vida (tirando o filme e colocando de volta clicando em cima das imagens já feitas) e também com aquela técnica legal de segurar o filme com o botáo de rebobinar apertado. Enfim, mil e uma técnicas mas todas envolvem fazer mais de um clique, dois, três ou mais.

Fachada de loja, vidro adesivado por dentro. [Agfa CT Precisa C41]

Agora vamos conversar de fazer duplas exposições usando apenas um clique, sem voltar o filme, sem trapaças ou técnicas, usando a boa e velha ótica.

Espelho dágua. [Fuji Tungesten para duplicação de filme]

Uma ideia é usar vidros e espelhos para criar ilusões de ótica, fazendo você ou outra coisa aparecer sobreposta sobre a imagem que está clicando. É bem simples, quantas vezes náo ficou olhando por uma janela e via a si mesmo ou o ambiente interno refletido no vidro sobrepondo-se ao visual externo?

Fachada de loja, vidro adesivado por dentro. [Agfa CT Precisa C41]

Viu? Simples assim, procure por superfícies brilhantes e experimente fazer duplas exposições usando só um clique.

written by dux_x

1 comment

  1. icaroga

    Muito legal! Vou tentar quando tiver oportunidade.
    about 2 years ago · report as spam