Petzval_preorder_header_kit

Now Available for Pre-Order - First Come, First Served

Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Simule a distorção da Lensbaby com o Lomography Fisheye Adapter

Adivinha o que acontece quando colocamos um antigo lomography Fisheye adaptor em uma teleobjetiva? Estranhas interações óticas acontecem e o resultado é bem mais distorcido do que podia imaginar!

Seguindo com as experimentações malucas dignas de um Professor Pardal, experimentei de diferentes maneiras o meu antigo Lomography Fisheye Adaptor, aquele todo prateado e que era vendido aqui no site. Como ele tem rosca e vários adaptadores de tamanho de lente serve em praticamente qualquer câmera.

A função principal é transformar uma lente comum em grande angular e neste caso, lentes 28mm viram fisheye! É muito bom!

Mas nunca pensei em usar de outra forma até usar em uma câmera com zoom. Sem querer usei a lente na posição tele com 300mm e as bordas ficaram totalmente borradas, distorcidas de uma forma de túnel, com o centro em foco! Acredito que toda lente adaptadora grande angular pode causar esse efeito quando usada com uma tele.

Como fazer
Consiga um adaptador grande angular como o Lomography Fisheye Adapter e uma câmera com lente teleobjetiva, em torno de 300mm (ainda não testei em medidas maiores, muito menores não acontece o efeito). Se a sua lente for zoom, deixe ela na posição final, de maior ampliação e vá voltando devagar até achar o ponto de maior deformação das bordas (cada lente é uma lente, lembre-se de testar sempre). Fotografe normalmente. Importante: Funciona melhor em uma SLR, que te permite confirmar no visor se o efeito está acontecendo e ver em tempo real como está ficando o (de).

Um detalhe importante
Use aberturas acima de f/8, quanto mais fechada melhor. Isso evita o fog que o adaptador causa. Não sei o que motiva o fog, se é a qualidade de fabricação da lente ou é normal da interação do adaptador grande angular e a lente normal da câmera, enfim, aberturas mais fechadas aumentam a profundidade de campo e evitam esse fog, sem atrapalhar as deformações na borda da imagem.

Veja mais fotos com ela

Fica a dica: sempre tente experimentar coisas diferentes com seus acessórios, pense fora da caixa!

written by dux_x

No comments yet, be the first