Petzval_preorder_header_kit

Now Available for Pre-Order - First Come, First Served

Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Belomo Vilia

Conheça a BeLomo Vilia, uma camera barata e linda, com uma lente surpreendente!

A Vilia é uma câmera muito parecida com as Smenas russas, mas foi construída em Belarus e é, na verdade, um projeto independente. Parece um tanto desajeitada e com certeza não é a menor câmera, nem a mais leve que se pode encontrar, mas mesmo assim, eu acho que carrega um charme só dela.

Eles devem ter produzido muitas destas câmeras, porque ainda hoje elas são encontradas facilmente e por um preço muito baixo. No meu caso, o envio custou mais do que a própria câmera.

A Vilia usa filmes 35mm comuns. É equipada com uma sapata para usar flash. Infelizmente, o mecanismo de disparo e de avanço do filme são acoplados, então isso não permite fazer múltipla exposição. No entanto, com esta modificação múltiplas exposições são possíveis.

.

Vamos olhar agora para o coração da câmera: suas lentes. A Vilia usa uma lente Triplet 4/40mm. Essa lente é muito melhor do que se pode esperar. Eu fiquei surpreso que uma câmera que parece tão ruim possa vir com uma lente tão boa. 40mm não é exatamente uma lente grande angular e eu precisei usar o visor com mais freqüência do que com minhas outras câmeras. Mesmo com a abertura F4, a Triplet quase não mostra vinheta e é extremamente nítida. E isso tende a melhorar a medida que você diminui a abertura! Então se você gosta de imagens com bordas escuras e com um desfoque misterioso, a Vilia provavelmente não é a câmera para você.

Escolha a velocidade do obturador entre 1/30, 1/60, 1/125, ou 1/250, e uma abertura entre F4, F5.6, F8, F11 ou f16 e você estará preparado para a maioria das situações de luminosidade. Além disso, a Vilia oferece o modo “bulb” para aquelas loooongas exposições.

Tem mais uma coisa que eu gostaria de mencionar: o visor. Quando você olhar através dele vai notar uma série de símbolos meteorológicos na parte de baixo. Cada um destes símbolos se refere a um valor de abertura, e quando você seleciona a abertura, um ponto branco atrás desses símbolos indica qual situação você selecionou. Então se você selecionar a abertura de f16, o ponto vai aparecer abaixo do símbolo “ensolarado” no visor. Isso não é apenas bonito, é extremamente prático e útil.

Então, no geral, a BeLomo Vilia é uma câmera ,muito competente, a um preço bem baixo, e uma verdadeira alternativa a Smena.

written by cornborn and translated by iaki

No comments yet, be the first

Read this article in another language

The original version of this article is written in: Deutsch. It is also available in: English.