Petzval_header_october_2014
Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Shakespeare & Co

"Não há lugar como o nosso lar". Essa frase de Doroty, em "O mágico de Oz", sempre me faz pensar naqueles lugares aonde me sinto a vontade, aonde me sinto confortável. E certamente um desses locais é esta livraria situada no coração de Paris, quase em frente a Notre Dame, chamada Shakespeare & Co.

Há alguns anos, morei em Paris para fazer um intercâmbio em cinema. Apesar de ter amado a cidade, viver lá poderia ser bastante solitário de tempos em tempos. A dificuldade de fazer amigos parisienses ou simplesmente o frio acabavam me levando a frequentar com assiduidade os charmosos cinemas de rua e as livrarias.

Desde a primeira vez que entrei fui bem recebida. Todos os funcionários, que complementam o charme do lugar, falam inglês e francês. A loja, com dois andares, parece estar instalada numa casa da árvore, onde as estantes entraram em acordo com os troncos para estabelecer uma determinada posição. No primeiro andar temos os romances em ordem alfabética por autor, seções em destaque dos livros recomendados, arte e arquitetura, música, sci-fi, cinema, poesia, livros sobre Paris e sobre a França, livros policiais, história, religião, etc etc etc. Além de uma parte especialmente dedicada a Lost Generation, de autores como Burroughs, Hemingway, Fitzgerald… O segundo andar possui a seção infatil, assim como um piano a disposição dos interessados com os dedos coçando pra tocar, um jogo de xadrez com algumas peças improvisadas e uma biblioteca que pode ser manuseada a vontade, contanto que se devolva o livro para o lugar de origem. Há ainda uma vista do Rio Sena e da Notre Dame pela janela enfeitada de vasos de flores e alguns cantinhos aonde se pode deixar recados, fotos 3/4 ou pedaços de sua história, tudo para passar a fazer parte da história desse lugar especial.
Todo mês a livraria oferece leituras com autores de lançamentos, além de manter um encontro de escritores amadores.
A loja abre as dez da manhã e fecha as onze da noite. Abre domingos também.

Se você quiser conhecer pessoas bacanas e o tempo estiver bom, compre um vinho e um queijo e fique até a loja fechar. Você com certeza vai conseguir companhia pra um pique nique no Sena.
Você pode ainda, se tiver tempo, se oferecer pra fazer trabalho voluntário, ajudando a organizar os livros.
E se quiser conhecer um pouco da história da Shakespeare & Co e porque ela se tornou tão especial pra tanta gente, dá uma olhada nesse site da livraria.

written by hiperativa

No comments yet, be the first