Lomoinstant_en
Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Parque Ibirapuera e Niemeyer

Perdido na selva urbana chamada São Paulo, o Parque Ibirapuera tem o poder de nos transportar para uma dimensão onde a natureza se mescla com a arquitetura de Niemeyer. Um local verde cheio de magia contagiante ao qual a cultura atribui uma ambiência única.

Foto por -alia-

Inaugurado em 1954 com o objetivo de marcar as comemorações do IV centenário da cidade, o Parque Ibirapuera é o parque urbano mais importante da cidade de São Paulo.
Ibirapuera significa “pau podre ou árvore apodrecida” em língua Tupi. A região onde se situa o parque era no passado uma região alagadiça que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
A área do parque é de 1584km², dos quais 16km² são ocupados por 3 lagos artificiais e interligados. Eles são habitat de vários animais incluindo belos cisnes negros.
O parque está repleto de ciclovias que mesclam famílias e jovens radicais. Os seus verdes gramados mancham-se das mais diversas cores com o preenchido de pessoas desfrutando em simultâneo do ar livre e das mais diversas atividades patentes no parque.

O parque é também famoso pelas várias obras nele localizas. Nele a arquitetura flui e o verde absorve o branco cru da arquitetura de Oscar Niemeyer. Coube ao arquiteto a responsabilidade pelo projeto arquitetônico projetado nos anos 50. Este conjunto arquitetônico é composto por vários edifícios que por vezes parecem ilusões caídas entre a natureza do parque. Entre eles, dois dos edifícios que mais me suscitam interesse são também obras do arquiteto.

Oca

O Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca, é um pavilhão utilizado para receber grandes exposições. Trata-se de um domo marcado pelas escotilhas em sua base. A sua forma remete-nos para um elemento caído dos céus, futurista e de certo modo sinistro.

Auditório

O Auditório Ibirapuera foi igualmente concebido nos anos 50, mas só foi construído em 2005. A capacidade interna é de 800 pessoas, porém, quando aberta uma porta de 20 metros no fundo do palco, a capacidade chega a quase 15 mil pessoas na área externa. Atualmente é utilizado para atividades culturais, notadamente espetáculos musicais. O Auditório Ibirapuera abriga ainda em seu subsolo a Escola do Auditório com o objetivo de revelar e apoiar novos talentos.

written by -alia-

2 comments

  1. jaalvarez

    jaalvarez

    Unha combinação muito bonita !!! (desculpa pelo meu "limited" português ...)

    over 1 year ago · report as spam
  2. -alia-

    -alia-

    Gracias @jaalvarez casi perfecto :)

    over 1 year ago · report as spam

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations

  • Coloured Walls From Sampa

    São Paulo aka Sampa has one of the world's most famous creative, underground, and alternativ…

  • Ibirapuera Park and Niemeyer

    Lost in the urban jungle called São Paulo, Ibirapuera Park has the power of transporting us …

  • Paulista Avenue

    Well... the place that I love is Avenida Paulista (Paulista Av., here in São Paulo, Brazil).…

  • Copan

    Copan is an example in São Paulo city of Oscar Niemeyer´s architecture, who is celebrating t…

Read this article in another language

This is the original article written in: Português. It is also available in: English & Spanish.