This is your last chance to pre-order your Petzval Lens and get the special aperture plates included for free! With estimated delivery in August (or even sooner), don’t miss out on securing your picture perfect portrait lens!

Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Parque Ibirapuera e Niemeyer

Perdido na selva urbana chamada São Paulo, o Parque Ibirapuera tem o poder de nos transportar para uma dimensão onde a natureza se mescla com a arquitetura de Niemeyer. Um local verde cheio de magia contagiante ao qual a cultura atribui uma ambiência única.

Foto por -alia-

Inaugurado em 1954 com o objetivo de marcar as comemorações do IV centenário da cidade, o Parque Ibirapuera é o parque urbano mais importante da cidade de São Paulo.
Ibirapuera significa “pau podre ou árvore apodrecida” em língua Tupi. A região onde se situa o parque era no passado uma região alagadiça que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
A área do parque é de 1584km², dos quais 16km² são ocupados por 3 lagos artificiais e interligados. Eles são habitat de vários animais incluindo belos cisnes negros.
O parque está repleto de ciclovias que mesclam famílias e jovens radicais. Os seus verdes gramados mancham-se das mais diversas cores com o preenchido de pessoas desfrutando em simultâneo do ar livre e das mais diversas atividades patentes no parque.

O parque é também famoso pelas várias obras nele localizas. Nele a arquitetura flui e o verde absorve o branco cru da arquitetura de Oscar Niemeyer. Coube ao arquiteto a responsabilidade pelo projeto arquitetônico projetado nos anos 50. Este conjunto arquitetônico é composto por vários edifícios que por vezes parecem ilusões caídas entre a natureza do parque. Entre eles, dois dos edifícios que mais me suscitam interesse são também obras do arquiteto.

Oca

O Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca, é um pavilhão utilizado para receber grandes exposições. Trata-se de um domo marcado pelas escotilhas em sua base. A sua forma remete-nos para um elemento caído dos céus, futurista e de certo modo sinistro.

Auditório

O Auditório Ibirapuera foi igualmente concebido nos anos 50, mas só foi construído em 2005. A capacidade interna é de 800 pessoas, porém, quando aberta uma porta de 20 metros no fundo do palco, a capacidade chega a quase 15 mil pessoas na área externa. Atualmente é utilizado para atividades culturais, notadamente espetáculos musicais. O Auditório Ibirapuera abriga ainda em seu subsolo a Escola do Auditório com o objetivo de revelar e apoiar novos talentos.

written by -alia-

2 comments

  1. jaalvarez

    jaalvarez

    Unha combinação muito bonita !!! (desculpa pelo meu "limited" português ...)

    about 1 year ago · report as spam
  2. -alia-

    -alia-

    Gracias @jaalvarez casi perfecto :)

    12 months ago · report as spam

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations

  • Coloured Walls From Sampa

    São Paulo aka Sampa has one of the world's most famous creative, underground, and alternativ…

  • Ibirapuera Park and Niemeyer

    Lost in the urban jungle called São Paulo, Ibirapuera Park has the power of transporting us …

  • Paulista Avenue

    Well... the place that I love is Avenida Paulista (Paulista Av., here in São Paulo, Brazil).…

  • Copan

    Copan is an example in São Paulo city of Oscar Niemeyer´s architecture, who is celebrating t…

Read this article in another language

This is the original article written in: Português. It is also available in: English & Spanish.