This is your last chance to pre-order your Petzval Lens and get the special aperture plates included for free! With estimated delivery in August (or even sooner), don’t miss out on securing your picture perfect portrait lens!

Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Conhece uma tal de Uberlândia?

"Vou dizer uma coisa que vocês não sabem, mas isso aqui é um paraíso. Ar puro, árvores..." Foi uma grata resposta do senhor Huang quando perguntei como parou em Uberlândia, assim que saiu de Taiwan.

Antes de tudo gostaria de contar como surgiu a ideia de apresentar-lhes a mineiríssima Uberlândia.

Sou um feliz (leia-se muito feliz) proprietário de uma Diana F+. Com esta intrépida companheira venho tirando várias e várias fotos, somando ao meu currículo alguns filmes revelados. Depois de um tempo que acabei com um filme colorido 120 mm, resolvi revelar e tive agradabilíssimas surpresas.

Mas uma foto em especial me chamou toda atenção, pelas cores, efeitos e toda a magia proporcionada pelas lentes plásticas da Diana – já já vocês vão saber qual foto é essa- (que rufem os tambores). Coloquei elas no Facebook e Twitter. Através deste fui encorajado pela equipe da Lomography Brasil, @lomographybr, a escrever um artigo…

Sem mais delongas, a foto que começou isso tudo!

Foto por felipesergio

Alguns de vocês podem pensar “o que há na foto?”, “não tem nada de mais”…

Pode até ser, mas há algo nela que me encanta: pode ser o fato do ângulo da foto representar bem a cidade, o contraste das cores (esse roxo com azul). Como muitas coisas nessa vida, não sei especificar, mas só sei que foi amor a primeira vista. E nisso não há muita explicação!

Senhoras e senhores, Uberlândia…

Ficamos aqui no nariz de Minas Gerais, com uma população de aproximadamente 700 mil habitantes, além das cidades em nosso torno, pois é uma capital regional. Além dos Uberlandenses, nós, nativos, os Uberlandinos, Uberlandenses de coração, vivem em enorme número nessa que é a segunda cidade do interior do Brasil e a primeira de Minas Gerais, e maior polo atacadista da América Latina.

Um dos maiores charmes de Uberlândia é ser um cidade com porte de capital com as delícias de se viver no interior. Aqui encontra-se de tudo um pouco…

Minha proposta é fazermos um pequeno tour pela cidade. Você vem comigo?

Nossa primeira parada é no Mercadão, Mercado Municipal, um dos pontos favoritos e mais encantadores de Uberlândia. Por muito tempo o lugar ficou, de certa forma, abandonado, abrigando somente estabelecimentos que vendem produtos alimentícios. Após um projeto de revitalização, o Mercadão ficou lindo, repleto de bares e botecos super bacanas, com uma identidade só de lá, revelando-se o point da cidade. Todos os sábados tem aquele velho e bom samba e durante a semana rola sempre um rock, MPB, blues e etc. Extremamente bem frequentado. O Mercadão tem uma atmosfera bastante própria, mágica e encantadora. Vida longa ao Mercadão!

Praça Tubal Vilela fica bem no coração de Uberlândia, bem no centro nervoso da cidade. Logo já dá pra imaginar quantas pessoas e carros não transitam no entorno e a pressa generalizada. Mas incrivelmente a praça é um Oasis de tranquilidade em meio a essa selva de pedras.

Foto por felipesergio

Esta foto logo acima é outro ponto interessantíssimo de Uberlândia. Um dos pontos ‘boêmios’ da cidade. Raio em que apresenta as melhores opções para a vida noturna, como também um ponto já a bastante conhecida pelas pessoas aqui. O prédio antigo, acredito ter sido construído na década de 40, branco com mesa a sua frente abriga a mais famosa sorveteria da cidade, desde 1977. Um canto bem acolhedor que recebe famílias a muito tempo e serviu, e ainda serve, de reduto para os casais. Meus pais, ainda quando eram namorados iam sempre para lá.

E por fim, um dos lugares, se não o lugar, que mais aprecio em Uberlândia, o Palácio dos Leões (abrigando a Câmara dos Vereadores e Centro Administrativo). Sou realmente fascinado pelo monumento. Sua arquitetura é belíssima, conservando o charme da década de 1910. O prédio destaca-se com todo seu esplendor entre os edifícios da região. Hoje funciona o museu que conta a história de Uberlândia, repleto de utensílios e ambientes que retratam suas ricas particularidades. Para aguçar ainda mais sua curiosidade, caro leitor, há um quadro belíssimo (e de igual tamanho) presente na inauguração do Palácio.

Espero que tenham gostado dessa pequena viagem. Aqui foi apenas um petisco. Prato principal? Só pegando mesmo o primeiro voo pra cá, uai!

written by felipesergio

No comments yet, be the first

Where is this?

Nearby popular photos – see more