This is your last chance to pre-order your Petzval Lens and get the special aperture plates included for free! With estimated delivery in August (or even sooner), don’t miss out on securing your picture perfect portrait lens!

Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Caraíva - mochilão parte 4

Caraíva é uma vila de ruas de areia, pequena e acolhedora, no litoral sul baiano. Tem um rio e uma praia com imensa faixa de areia. É daqueles lugares de sonho, onde a vida passa sem pressa e você não sente vontade de ir embora. Foi nosso quarto e último destino no mochilão - e também o mais esperado!

Eu já conhecia esse paraíso e não via a hora de chegarmos lá. No hostel em Arraial pegamos o contato de uma pousadinha em Caraíva e conhecemos um casal de espanhóis, com quem combinamos dividir um chalé pra economizar na hospedagem. O jeito pra chegar lá era de ônibus já que não tínhamos carro. Sai por uns R$13 e são em média 3 horas de viagem em estrada de terra, aquela poeira toda no ar no chacoalho de um busão quase caindo aos pedaços. Apesar disso a viagem é tranquila.

No fim acabamos alugando uma casa do Seu Bené, que conhecemos logo na chegada, já que sairia mais barata que o chalé na pousada e era bem localizada, pertinho da praia e da cachaçaria Busca Vida.

Existem algumas opções de passeio pela região, como por exemplo conhecer a aldeia indígena num passeio de bugue pela praia, ir até a praia do Espelho – que pode ser de barco ou numa longa caminhada pela praia e pelas falésias – descer o rio de bóia, e ir andar pelo imenso litoral pra desbravar um pouco as praias vizinhas. Lá costuma ventar bastante o que torna o local bem propício pra prática de kitesurf e outros esportes de vela. Já a noite, o agito geralmente é o forró e a cachaçaria.
Mas os cinco dias que passamos lá nos rendemos à praia, ao banho de sol e de rio, e a explorar as comidinhas locais.

Algumas boas dicas são provar o açaí com creme de cupuaçu do Coco Brasil, os pastéis super recheados do Bar do Pará, bolinho de aipim da praia e o melhor: o restaurante vegetariano da Duca. Tem café da manhã, sanduíches, PF e sobremesa, que é a especialidade da casa, a Nega Maluca. Sem palavras! Tudo isso dentro da casa-ateliê da Duca, um espaço acolhedor e redeado de arte.

No nosso último dia lá começaram uns boatos de que haveria um luau na beira do rio com o mar no fim do dia, pra celebrarmos a lua cheia que nasceria no horizonte. Não esperávamos por tamanha surpresa. Foi coisa de sonho! No fim do dia as pessoas começaram a se juntar na praia. O por do sol rolando, um clima delícia de verão, aquela luz dourada…A magia tava no ar. E de repente lá vem ela, a lua. O sol foi embora, começou a escurecer, o céu foi ficando azul e lilás e a lua dourada. Sorrisos nos rostos de todos ali presentes, admirando tamanho presente da natureza. E o luau a beira mar começou pra fechar com chave de ouro a viagem e nossa última noite em Caraíva. Uma banda com uns 8 rapazes e instrumentos diversos embalou a todos noite a dentro ao som de bossa nova, mpb e misturas de jazz.

E foi assim que mais uma vez se encerrou a visita à Caraíva…sem vontade de partir.

written by maryjane

1 comment

  1. rita-podesta

    Olá Maryjane! Belas fotos. Caraíva é mesmo mágica. Posso te pedir algo, você tem algum contato do Seu Bené? já me falaram da casinha dele, mas não tinham nenhum telefone. Estou sonhando em voltar pra lá. Obrigada!
    almost 2 years ago · report as spam

Where is this?

Nearby popular photos – see more

Nearby LomoLocations