Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

De passagem por Arraial - mochilão parte 3

Arraial D’ajuda era caminho de passagem para chegar a nosso destino final, Caraíva. Como não conhecíamos o lugar e o sol tinha voltado a brilhar no céu, resolvemos passar um dia neste vilarejo do litoral sul baiano.

Depois de três dias em Itacaré partimos para Porto Seguro numa viagem de ônibus que durou umas sete horas. Na rodoviária de P.Seguro pegamos um táxi até a balsa e atravessamos para Arraial D’ajuda (tem travessia de balsa durante toda a madrugada). Chegamos lá a noite e fomos direto pro “Arraial D’ajuda Hostel”. E que hostel! Um dos melhores que já vi em termos de infra estrutura e localização. Fica bem no centro, tem piscina, internet free, cozinha externa e um delicioso café da manhã incluso já no preço da diária, além de quartos com frigobar e ar condicionado. O hostel, assim como todo o vilarejo, é super frequentado por mochileiros e viajantes brasileiros e estrangeiros.

O dia seguinte amanheceu ensolarado e fomos andando até a praia da Pitinga passando pela praia do Mucujê, a mais próxima do centro. O mar é azul-esverdeado e alguns trechos dessas praias têm recifes de corais que formam piscinas naturais na maré baixa. A praia da Pitinga quase não tem árvores pra fazer uma sombrinha, então naquele sol escaldante a melhor opção foi sentar em algum barzinho na praia. Existem vários e cada um num estilo: desde aquele com o axézão rolando solto, passando por uns mais tranquilos e outros no estilo hippie chic. A praia tem falésias lindas e oferece algumas opções de atividades como vôo de parapente, banho de argila, caiaque ou kitesurf (lá venta bastante).

Arraial ainda oferece outras atividades turísticas, como por exemplo: passeio de barco à praia do Espelho, visita a praias mais desertas como a Praia do Taípe, passar o dia no vilarejo vizinho de Trancoso (ou até mesmo em Porto Seguro), e curtir a noite na rua do Mucujê. Além de ser o caminho que liga o centro do vilarejo às praias, a rua do Mucujê é onde se encontra a maioria dos bares, restaurantes, cafés e lojas de Arraial, um verdadeiro centrinho turístico. A rua a noite é super charmosa e movimentada, e carros são proibidos de circular por lá. É comum encontrar barzinhos com música ao vivo, e um dos mais famosos é o Morocha Club, que passa de bar/restaurante para balada no começo da madrugada.

Na nossa segunda e última manhã em Arraial aproveitamos pra visitar os arredores da igreja de Nossa Sra. D’ajuda. Sua construção data de 1549, mas a igreja já passou obviamente por várias reformas; É linda e o visual atrás dela é ainda mais.

Em Arraial pegamos o ônibus para Caraíva. A passagem é uns R$12 e o ônibus mega simples, quase caindo ao pedaços. Diariamente saem apenas três ônibus para Caraíva, dois na parte da manhã e um à tarde.

ps: vocês podem conferir essas e outras fotos analógicas em meu site

written by maryjane

No comments yet, be the first

Where is this?

Nearby popular photos – see more