Lca_120_september_2014_header
Have an account? Login | New to Lomography? Register | Lab | Current Site:

Barra Grande - mochilão parte 1

A Bahia tem um litoral encantador, com intermináveis faixas de areia e coqueiros por toda parte. É daqueles lugares que depois que você conhece, diz: “Algum dia ainda volto pra cá”. Eu voltei, e dessa vez na companhia de uma amiga/irmã e com a mochila nas costas.

Nossa primeira parada foi em Barra Grande, na Península de Maraú. Fizemos o trajeto de Ilhéus até Camamu de ônibus, e de lá pegamos um barco para Barra Grande (1h30 de viagem, R$6). Fomos no fim de janeiro, uma época um pouco mais vazia quando comparada à altíssima temporada de reveillon e carnaval. O rolê lá é praia o dia todo; já a noite, pra quem está próximo ao “centrinho” existem opções de restaurantes, música ao vivo (geralmente forró ou mpb), feiras de artesanato nas ruas…e também a opção de ir a praia (de novo), admirar o céu estrelado ou a lua cheia iluminando tudo. Ou seja, se você é fã de agitos e baladinhas, Barra Grande não é pra você.

Ficamos hospedadas na pousada Maria de Firmino, bem central, aconchegante, com um café da manhã ótimo e preço justo. Mas Barra Grande tem diversas opções de hospedagem: campings, casas e quartos para alugar e pousadas para todos os gostos.

Nas praias mais centrais de lá, fica evidente como a maré muda nessa região. Caminhando pela praia de manhã, nota-se uma faixa de areia enorme e temos de andar bastante no mar até que a água chegue ao menos na cintura. Já mais pro fim do dia, quando a maré sobe, o mar fica mais “mergulhável” e algumas faixas de areia chegam até a desaparecer. O por do sol na Ponta do Mutá é uma paz e um show particular. Super recomendo passar um fim de tarde por ali, entrar na água calma e morna e ficar assistindo ao show de cores no céu quando o sol está a se por, com a luz dourada do sol iluminando tudo.

Passeio de bike

Existe um passeio de bicicleta pelas praias, que sai da praia do centro e vai até a praia de Taipu de Fora. O trajeto tem 9km e só pode ser feito durante a maré seca, que no dia em que fomos durou das 10h às 16h. A diária das bikes sai em torno de 35 reais.
Esse rolê é o passeio que eu mais indico em Barra Grande, pois dá pra conhecer diversas praias e piscinas naturais, e cada uma consegue te surpreender mais que a anterior. A pedalada até Taipu passa super rápido, por isso é legal ir parando nas praias antes de chegar lá, pra curtir uns picos desertos e mergulhar no mar quase piscina. Uma dica básica pra esse passeio, é levar água, frutas, e tudo o que quiser comer durante essas horas, pois a maioria das praias é literalmente deserta. Boné, óculos de sol e máscara para mergulho também são muito bem vindos.

Nossa próxima parada foi Itacaré, mas isso é assunto pra outro post….

written by maryjane

2 comments

  1. caroljgd

    caroljgd

    Adorei o post, bateu saudades da Bahia!! Qual é essa Lomo com formato de filme?
    over 2 years ago · report as spam
  2. maryjane

    maryjane

    Essa com os furinhos (sprockets) ?? É a Sprocket Rocket Carol, panorâmica :)

    over 2 years ago · report as spam

Where is this?